The Sim 4 é um dos mais recentes jogos da série de simulação de vida da EA, que saiu para PCs em 2014 e só agora, em novembro de 2017, ganhou edições para PS4 e Xbox One. O time de desenvolvimento também preparou novidades para estas versões, como atualizações que já chegaram ao PC, o mundo de Newcrest para continuar a evoluir seu Sim e, claro, adaptações básicas para que o game funcione bem em controles padrão. Conversamos com os produtores desta edição para saber mais sobre seu desenvolvimento e futuras adições!

Por que nos consoles? Por que agora?

O game demorou para ser lançado nos consoles e os produtores sabem disso. De acordo com Mike Duke, produtor sênior desta edição, este relançamento foi uma forma de “pedir desculpas” e também “expandir a base de jogadores” para quem não tem um computador capaz de rodar o game em sua qualidade máxima.

The Sims 4 chegou aos consoles (Foto: Divulgação/EA)

Duke comentou ao TechTudo sobre o caso. “Quando lançamos The Sims 4, tivemos um começo complicado. Ouvimos dos jogadores que aquele não era o jogo que queriam, deixamos todos na mão. Como desenvolvedores que colocaram muito esforço na produção, não ficamos felizes com o resultado”, disse. “Só criamos a edição para consoles depois que deixamos a versão PC em ótima forma”, adicionou.

“Resolvemos trabalhar muito para consertar tudo. A jornada foi longa para tornar The sims 4 no PC o jogo que todos esperavam. Assim decidimos também expandir o público. Mas, com esta versão PC, não esperamos converter nossos jogadores no computador e nem obrigá-los a

... comprar a edição para consoles, ela foi feita pensando em fãs de Sims que querem jogar e não têm um computador mais novo”, complementou o produtor.

EA só lançou The Sims 4 nos consoles depois de arrumar a versão PC (Foto: Divulgação/EA)

“Assim que a edição PC ficou com um trabalho muito bom, conversamos em como levar este game a novos jogadores. É por isso que tivemos certeza que queríamos que a edição console fosse a mesma que a do PC”, apontou Duke.

Outras plataformas? Não espere por isso

Apesar de estarem animados com a conversão de The Sims 4 para Xbox One e PS4, a EA não tem planos de levar o game para outras plataformas, para expandir ainda mais o público. Uma das possibilidades seria o Switch, da Nintendo, mas parece que não há interesse por parte da produção. “Não temos planos de lançar The Sims 4, mas eu amo o sistema”, disse Mike Duke, durante a entrevista.

Versões VR e Switch de The Sims 4 não estão nos planos atuais (Foto: Divulgação/EA)

E sobre o VR? A realidade virtual é lugar de diversão nos computadores e também no PS4. Uma edição VR para The Sims 4 seria quase óbvia, mas não deve acontecer tão cedo, ainda que, aparentemente, existam planos. “Esta é outra tecnologia interessante que aumentou muito sua base de jogadores. Mas não temos planos de lançar conteúdo para VR no momento. É algo que falamos no estúdio e alguns engenheiros de software até brincam com a tecnologia, em relação a projetos e protótipos. No momento há algumas ideias, mas assim que tivermos algo mais concreto, falaremos a respeito”, revelou.

Futuro DLC e mais animais

The Sims 4 Cats & Dogs foi uma das expansões mais recentes para o jogo de simulação. Como o nome diz, ela adiciona gatos e cachorros às opções de domesticação para cada Sim, com direito a personalização e criação de filhotes. Para o futuro, talvez vejamos alguns novos animais. “Talvez! Infelizmente não podemos comentar sobre o futuro, mas sabemos que nossos fãs amam animais. The Sims é sobre a vida e como criaturas fascinantes afetam seus Sims. Fiquem ligados!”, comentou Grant Rodiek, produtor-sênior de The Sims 4, que também participou da conversa.

E nos consoles? A edição para PS4 e Xbox One não deve ter conteúdo exclusivo, mas os produtores comentaram ainda que vão continuar oferecendo DLC, extras vendidos e lançados por download, como de costume. O único problema é que vai demorar trazer tudo do PC para os consoles, pois são pacotes grandes e complexos. “Precisamos ter certeza que o conteúdo no console vai ficar tão bom quanto é no PC”, finalizou Mike Duke.

Qual sua opinião sobre The Sims 4? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo