O Facebook apresentou na última quarta-feira (20) um novo recurso de segurança que pode evitar roubos de dados de acesso dos usuários. Agora, é possível acessar uma nova área nas configurações para conferir se um e-mail foi mesmo enviado pela rede social. A página de verificação lista todos os cominicados oficiais sobre atualizações de dados de acesso e códigos de recuperação de uma conta.

A ferramenta foi criada para combater ataques do tipo Phishing, que usam mensagens falsas do Facebook para roubar dados de usuários. Normalmente, a rede social usa e-mails com a extensão @facebookmail.com, mas criminosos podem criar endereços similares para que a mensagem parece legítima.

Tutorial mostra como usar a verificação de e-mails de segurança enviados pelo Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para saber como usar a nova ferramenta de segurança e verificar se um e-mail foi mesmo enviado pelo Facebook, confira o tutorial a seguir.

Passo 1. Abra sua conta no Facebook e toque no ícone de seta no canto superior direito da tela;

... 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">

Ação para acessar as opções de uma conta do Facebook (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 2. Nesse momento, acesse a opção "Configurações";

Ação para acessar as configurações de uma conta do Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Para prosseguir, clique na opção "Segurança e login" na barra lateral esquerda da tela;

Ação para acessar as configurações de segurança de uma conta no Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Em "Ver emails recentes do Facebook", clique em "Visualizar";

Ação para visualizar a lista de e-mail recentes enviados pelo Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. A lista de e-mails de segurança será apresentada. Verifique se eles conferem com os e-mails recebidos por você e, caso algum deles seja estranho, clique na opção "Não solicitei isso".

Lista de e-mails de segurança enviados pelo Facebook (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Caso tenha clicado em um e-mail suspeito, inicie o procedimento para trocar sua senha de acesso e, daqui para frente, use a nova página de segurança para verificar se uma mensagem é verificada pelo Facebook.

Qual função o Facebook poderia dipensar? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo