A Synaptics, empresa fornecedora de suprimentos tecnológicos, anunciou nesta semana que está trabalhando com a fabricante chinesa de celulares Vivo para lançar o primeiro smartphone com leitor de impressões digitais embutido na tela. O telefone é esperado para o primeiro trimestre de 2018.

Segundo o analista Patrick Moorhead, da Forbes, que testou um protótipo do aparelho da Vivo, o Synaptics Clear ID FS9500 é um sensor que funciona de forma mais conveniente em smartphones que possuem tela com bordas mínimas. O recurso virou tendência entre os celulares premium este ano, como o iPhone X e o Galaxy S8. Entretanto, ainda não há qualquer movimento dessas fabricantes em adotar a tecnologia.

Fabricante chinesa Vivo terá primeiro celular com senhor biométrico na tela (Foto: Divulgação/Vivo)

Em relação à experiência do usuário, Moorhead detalhou que, em seus testes, um ícone apareceu na tela no formato da impressão digital, no momento em que levantou o celular para usá-lo. O usuário deve posicionar o dedo em cima desse desenho. Imediatamente, a imagem some e a tela principal surge. A publicação explica que essa interação é “rápida e simples”, já a Synaptics alega que este reconhecimento é duas vezes mais veloz que o Face ID da Apple.

Este novo sensor tem 0,7 mm de espessura, é semelhante visualmente ao da câmera do celular e fica posicionado abaixo da tela do aparelho. Ele é projetado para fazer uma varredura ótica através do vidro para detectar o dedo do usuário em uma imagem de alta resolução. Em um procedimento quase instantâneo, a tela OLED ilumina a impressão

... digital, o sensor digitaliza a imagem do dedo e envia para a CPU processar e fazer o reconhecimento. Segundo Moorhead, esse processo pode acontecer independentemente se o dedo estiver molhado, seco ou frio.

A Synaptics divulgou também que o seu Clear ID será mais seguro do que outros sensores de identificação normais por criptografar o dados antes de enviar para o processador. Em nota, a empresa alega que as fabricantes poderão customizar os aspectos de segurança do produto, escolhendo seu próprio protocolo, pois vai oferecer uma vasta gama de recursos de autenticação.

O leitor de impressões digitais sob a tela do smartphone é esperado há algum tempo. Fabricantes como Apple e Samsungobtiveram patentes dessa tecnologia. No entanto, o recurso pode levar um tempo até chegar para lançamentos dessas marcas.

Apesar de não ser um nome muito conhecido no Ocidente, a chinesa Vivo foi apontada como a quinta maior fabricante de smartphones no primeiro trimestre de 2017 segundo a IDC, órgão mundial que oferece análise de mercado. Entretanto, vale lembrar que a empresa não tem qualquer presença no Brasil e não tem conexão com a operadora de telefonia.

Quais celulares que possuem leitor de digital estão baratos? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo