Usuários de Android podem baixar para seu computador fotos, vídeos e arquivos de seu smartphone por meio do app grátis AirDroid. O software usa a conexão Wi-Fi à qual o celular e o PC estão conectados para criar um vínculo e permitir a transmissão dos dados. Esse procedimento envolve um endereço na web e o uso de um código QR para parear os dois dispositivos. É necessário usar o navegador web do computador para realizar a ação e abrir as pastas do smartphone de forma remota.

O recurso permite baixar mídias e documentos selecionados em um único arquivo zip. Veja, neste tutorial, o passo a passo de como ativar o compartilhamento de arquivos com o AirDroid.

Passo 1. Ao abrir o AirDroid pela primeira vez, toque na opção "Entrar ou registrar". Em seguida, use uma conta do Gmail, Facebook ou Twitter para acessar o serviço. Para isso, toque no ícone da rede que deseja utilizar. Para esse exemplo, utilizamos o Facebook.

Passo 2. Permita que o aplicativo continue rodando em segundo plano mesmo em caso de alguma otimização da bateria no celular. Na janela seguinte, toque na opção "AirDroid Web".

Passo 3. Digite o link indicado pelo aplicativo no navegador de seu computador para ter acesso à versão web do serviço.

Passo 4. A página mostrará um código QR, como na imagem abaixo.

Passo 5. No celular, toque na opção "Escaneie o QR code" e posicione a câmera no código que está na tela de seu computador.

Passo 6. Nesse momento, as pastas que aparecem na tela indicam as pastas de arquivos de seu celular. Para esse exemplo, vamos acessar a pasta de fotos, mas é possível acessar contatos, múscas e registros de chamadas, entre outras.

Passo 7. Selecione os arquivos que deseja baixar e clique em "Download".

Passo 8. Na janela seguinte, escolha o local em seu computador no qual deseja baixar o arquivo zip com o conteúdo selecionado, e clique em "Salvar".

Passo 9. Abra o arquivo zip em seu compu

... tador para extrair a pasta com os arquivos que você baixou de seu Android.

Use a dica quando estiver sem um cabo ou quando tiver algum problema para enviar arquivos do celular para o computador.

Contatos sumiram depois de atualizar o Android? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo