A Intel apresentou as versões domésticas dos novos SSD Optane como o 900P. Construídos em com o uso de memórias 3D Xpoint, essas unidades — alternativas ao tradicional HD — prometem velocidade de trasnferência até mil vezes superior a dos SSDs convencionais, a partir de uma tecnologia que pode inclusive ser adaptada para a criação de memórias RAM mais rápidas. O Optane 900P começa a ser vendido nos Estados Unidos a partir desta sexta-feira (27) em duas versões: a PCIe x4, com duas opções de 280 GB ou 480 GB; e U.2 de 2,5 polegadas, disponível apenas com 280 GB de espaço.

Optane P900 tem versões PCIe e U.2 (Foto: Divulgação/Intel)

Os preços, no mercado norte-americano, ficam em US$ 389 (para os modelos de 280 GB, não importando o formato) e US$ 699 para a versão de 480 GB. Os valores são bem salgados, mas a Intel garante performance muito superior e vida útil prolongada diante de outros SSDs à venda.

Segundo a Intel, o Optane 900P permitiu que uma tarefa de renderização de imagem tridimensional tivesse sua duração reduzida de 17,4 horas para apenas 6,3 horas. Como processos de renderização costumam ser intensos para o processador e placa de vídeo, o resultado obtido pela simples troca de SSD mostra o potencial da tecnologia, mesmo destinada a PCs domésticos.

... /p>

Versão de 2,5 polegadas tem 260 GB de espaço (Foto: Divulgação/Intel)

A Intel afirma que os Optane 900P chegam a 2,5 GB/s de velocidade de leitura e 2 GB/s de gravação. A latência é estimada na casa dos 10 microssegundos. É importante lembrar que, para funcionar, aceleradores de cache e SSDs Optane exigem processadores Intel de sétima geração ou superior.

Como formatar o PC com HD e SSD? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo