A Adobe Max termina só no dia 20 de outubro, mas foi nesta quarta-feira (18) que a companhia apresentou as suas maiores novidades. No evento, que este ano acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, a grande estrela foi o Lightroom CC. O software, um dos mais utilizados para organização de fotografias e que já tem mais de dez anos, ganhou uma versão completa na nuvem, tornando-se mais amigável também para as telas de smartphones. A Adobe também apresentou uma série de novidades para os outros softwares, com destaque para o suporte expandido do Premiere CC e do After Efects CC a gráficos de realidade virtual. Veja todas as mudanças.

Adobe Max é palco de grandes anúncios da empresa (Foto: Divulgação/Adobe) (Foto: Adobe)

Lightroom Classic

O Lightroom agora é dividido em dois softwares. O Lightroom Classic é o aplicativo para desktop já conhecido do público. Ele ganhou algumas melhorias principalmente quanto a velocidade de carregamento no geral. A Adobe anunciou que a versão 6 é a última que poderá ser comprada sem a necessidade de assinatura. Ela também não vai mais receber updates com novos recursos.

Lightroom CC

Já o Lightroom CC é a solução para organização de fotos da Adobe baseada na nuvem. O sistema traz uma interface remodelada, com novas opções de rolagem e ferramentas de ajuste simplificadas. O diferencial está na sincronização entre os dispositivos. Ou seja, quando uma alteração é feita ela é salva automaticamente em todos os aparelhos com a sua conta de Photoshop

... registrada na nuvem.

Lightroom CC traz Adobe Sensei; inteligência artificial ajuda a organizar fotos (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) (Foto: Gabriel Ribeiro)

Lightroom Sensei

Assim como o Google Fotos, o Lightroom CC agora também passa a utilizar inteligência artificial. Através do Sensei — algoritmo desenvolvido pela própria Adobe — o software consegue marcar automaticamente pessoas ou lugares, tornando a organização automática das fotos mais eficiente. A proposta é de que aos poucos a inteligência artifical seja inserida em outros apps da Creative Cloud.

Lightroom CC permite sincronização automática entre dispositivos (Foto: Divulgação/Adobe) (Foto: Adobe)

O novo Adobe Lightroom CC na nuvem já está disponível para assinatura no Brasil. O plano fotografia, que dá acesso ao programa e ao Photoshop CC e ainda traz 20 GB de armazenamento na nuvem, custa R$ 35 por mês.

Outras novidades do Adobe Max

O Photoshop CC também ganhou melhorias. O software agora possui novas formas de aprendizado baseado em tutoriais, edição de imagem panorâmica em 360 graus, novos brushes e novas ferramentas de fonte para as suas edições.

Adobe XD serve para desenvolvimento de apps (Foto: Divulgação/Adobe) (Foto: Adobe)

Adobe XD CC

Também foram anunciados novos softwares. O Adobe XD CC saiu da fase de testes. Ele é utilizado para para criação de protótipos de aplicativos. O Character Animator CC é usado para animação. Já o Adobe Dimension CC permite que designers criem imagens em 3D com mais facilidade.

O Behance, usado para gerenciar o portfólio online, agora conta com AdobeLive. A ferramenta promete exibir vídeos ao vivo para inspirar profissionais criativos, com palestras e apresentações de trabalhos de artistas.

A HP também usou a Adobe Max para o lançamento do ZBook X2. O notebook 2 em 1 traz configuração poderosa com opções de processador Intel core i5 ou i7, até 32 GB de RAM e SSD. Ele também traz tela 4K que é compatível com caneta stylus com diferentes níveis de pressão. A intenção é mostrar que os produtos Adobe funcionam bem em telas sensíveis ao toque mesmo 4K.

Photoshop ou Lightroom; quando usar um ou outro? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo