O Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus contam com o scanner de íris como um dos métodos de desbloqueio de tela. Esse tipo de biometria acaba sendo o mais conveniente após a mudança da posição do sensor de impressões digitais para a traseira do smartphone. O sensor rastreia o padrão único dos olhos do usuário e oferece, segundo a Samsung, uma maneira mais segura de proteger o telefone.

A configuração do leitor de íris é simples e, diferentemente do sensor de digitais, só reconhece uma pessoa. Aprenda, no tutorial a seguir, como ativar e usar a proteção por íris no Galaxy S8.

Como funciona

A íris tende a ser a opção mais segura porque envolve o registro biométrico de uma só pessoa obrigatoriamente. Como somente o dono do aparelho tem a íris cadastrada, a técnica diminui as chances de alguém não autorizado ter acesso ao aparelho.

O desbloqueio por íris usa um emissor de infravermelho para ler os olhos do usuário, recurso que garante funcionamento inclusive no escuro. O scanner promete funcionar mesmo com o uso de óculos de grau e lentes de contato, e também em incidência de luz do sol, embora com menos eficiência. A biometria de íris, por outro lado, não opera através de óculos escuros.

Como configurar

Passo 1. Acesse as configurações do aparelho e vá até a opção “Tela de bloqueio e segurança”. Em seguida, selecione “Leitor de íris”.

Acesse as configurações de segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Alinhe os olhos à janela que a

... parece na parte superior da tela e se prepare para o início da leitura. Repare que o emissor de infravermelho é ativado na hora. Ajuste-se aos círculos de rastreio do sensor e permaneça com os olhos abertos até que o processo de cadastro alcance 100%.

Cadastre sua íris (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao fim, você pode ativar o desbloqueio por íris. É possível ligar o recurso também na tela de configurações do leitor de íris.

Ative o desbloqueio por íris (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. No menu de opções de scanner de íris é possível também personalizar a tela de rastreio com máscaras. Toque em “Máscara na tela” e escolha uma das opções da lista.

Personalize a tela de rastreio da íris com máscaras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A partir daí, o sensor de íris estará pronto para desbloquear o Galaxy S8 sem impressão digital. Acenda a tela e deslize para cima para ativar a leitura dos olhos.

Comprar o Samsung Galaxy S8 ou esperar pelo iPhone 8? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo