O Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, começa nesta sexta-feira (15) e traz várias novidades para a edição de 2017. Uma delas é o Presence, uma nova tecnologia de monitoramento de público, inédita em todas as edições do festival, que consiste em enviar alertas customizados por local, via aplicativo do evento, para os visitantes. Para funcionar, é necessário ter o app do evento instalado e o Bluetooth do smartphone precisar estar ligado.

Tecnologia Presence promete ajudar visitantes a se localizar e descobrir atrações pela Cidade do Rock (Foto: Divulgação/Rock in Rio)

Por meio de vários beacons (ou totens) espalhados pela Cidade do Rock, o evento consegue enviar mensagens para os visitantes que estão passando por um determinado local. Isso acontece, segundo a organização do festival, já que cada beacon funciona como um aparelho de proximidade que emite informações, via Bluetooth.

Portanto, para receber os alertas, é necessário que além do app do Rock in Rio instalado, o visitante também esteja com o Bluetooth do smartphone ligado. Não se preocupe com o consumo de bateria, pois a organização espalhou vários pontos para recarregar seu aparelho; leve seu carregador.

... g-bottom: 66.7500000000%;">

Alertas pelo app prometem ajudar a organizar seus horários para os brinquedos, como a tirolesa (Foto: Divulgação/Rock in Rio)

Dentre as várias possíveis mensagens que serão enviadas, o festival promete te deixar sempre por dentro das atrações que estão acontecendo, assim que se visitar uma determinada área. Por exemplo, ao passar pelo beacon da Rock Street, você pode receber um alerta sobre horários das apresentações e quem vai tocar no local, além informações sobre promoções.

A ideia dessas mensagens “setorizadas” também é auxiliar as pessoas que chegam na Cidade do Rock e enviar alertas de última hora, como mudanças de horários nos brinquedos ou qualquer outro comunicado emergencial.

Como saber se o fone de ouvido Bluetooth funciona no celular? Descubra no fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo