A Asus anunciou novas placas-mãe com chipset X399, compatível com os processadores Ryzen Threadripper, da AMD. São três novos modelos: ROG Zenith Extreme, ROG Strix X399-E Gaming e ASUS Prime X399-A. Assim como o chip, as placas da Asus são desenvolvidas para entusiastas, gamers e profissionais.

O modelo mais avançado, o ROG Zenith Extreme, é o único que já está em pré-venda nos Estados Unidos. O carro chefe estreia por US$ 550, cerca de R$ 1.720 em conversão direta, que exclui impostos de importação. Por enquanto ainda não há informações sobre disponibilidade ou preço no Brasil para nenhum dos três produtos.

Asus lança ROG Zenith Extreme e mais duas placas para o Ryzen Threadripper (Foto: Divulgação/Asus)

A ROG Zenith Extreme é voltada para quem quer obter o máximo de performace e pretende fazer overclock. A placa conta com sistema avançado de resfriamento, que apresenta maior variedade de conectores para bombas de refrigeração líquida e conector integrado para monoblocos. O mecanismo permite ao usuário monitorar o fluxo e a temperatura do fluido, identificando inclusive quando há vazamento nos dutos.

Seus quatro slots PCIe x16 têm separação dupla, ajudando na refrigeração do PC para quem inserir mais de uma placa de vídeo. O suporte ROG VGA foi incluido para que mesmo placas de vídeos pesadas fiquem niveladas e não causem defeitos a outros componentes.

O carro chefe da linha Republic of Gamers AMD também apresenta espaço para até quatro SSDs NVMe. As especificações incluem ainda memória DDR4 quad-channel, Wi-Fi no padrão 802.11 ad e placa Ethernet 10G. Assim como em versões anteriores,

... a Zenith Extreme pode ser customizada com LEDs RGB.

Prime X399-A e Strix X399-E Gaming

O Prime X399-A e o Strix X399-E Gaming são para os que querem o desempenho do Ryzen Threadripper, com seus até 16 núcleos e 32 threads, mas sem gastar tanto. O primeiro conta com quatro slots PCIe ligados diretamente à CPU, sendo que três deles possuem a tecnologia SafeSlot, que dá mais segurança ao usar múltiplas placas de vídeo.

O slot primário divide o dissipador com o chipset para reduzir a temperatura, ao passo que o slot secundário fica próximo aos slots de memória, localização em que pode ser refrigerado pelo fluxo de ar dos dos radiadores e ventoinhas.

Já a Strix X399-E Gaming suporta até três placas de vídeo, além de três SSDs NVMe. Tal como suas irmãs mais robustas, a variante apresenta capacidade de overclock com apenas um clique, controle de refrigeração inteligente, conectividade avançada e iluminação RGB.

Placas-mãe Prime X399-A e Strix X399-E Gaming são opções mais econômicas da Asus (Foto: Divulgação/Asus)

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo