Overwatch receberá nesta quinta-feira (27) uma nova atualização no PC, PS4 e Xbox One na qual, além da introdução do novo personagem Doomfist, serão acrescentadas ao game diversas novidades interessantes – como a adição de um novo sistema para facilitar salvar destaque e jogadas da partida.

Até então, o jogo criava apenas um destaque automaticamente por partida, permitindo armazenar até cinco – desde que o game não fosse reiniciado. Com a mudança, além de poder salvar facilmente as jogadas em arquivos de vídeo, o game armazenará até 36 destaques selecionados pelo jogador.

Novo sistema permite armazenar até 36 destaques (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A partir de agora, a opção “Destaques” no menu inicial de Overwatch levará a uma nova seção em que os jogadores poderão acessar e armazenar os seus destaques e jogadas da partida salvos. Além disso, o jogo também se encarrega de guardar por até 24h um Top 5 diário com as cinco melhores jogadas do seu dia.

Como criar destaques

Tanto no PlayStation 4 quanto no Xbox One, os jogadores já podiam usar as ferramentas de captura nativas dos consoles para salvar seus melhores momentos. Agora, os jogadores do PC ganham um recurso nativo para poder criar destaques personalizados.

... tom: 56.7265964042%;">

Mensagem no chat de texto indica criação de um momento de destaque (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

A tecla utilizada por padrão para isso é o F9, mas ela pode ser alterada nas opções de jogo. Ao pressionar o botão escolhido, o jogo automaticamente seleciona os últimos segundos da partida até então para criar um clipe de vídeo que poderá ser acessado por meio da seção Destaques.

Em cada partida, o jogador poderá criar até três destaques personalizados. É importante guardar essa informação, pois caso um quarto seja criado, ele será gravado por cima de um dos trechos anteriores. Se o jogador preferir, é possível selecionar três teclas personalizadas para gravar em cada um dos slots de destaques – no entanto, por padrão, não há nenhuma tecla associada a essas funções.

Nova seção de destaques permite gravar jogadas com facilidade (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Assim que a partida acaba, os trechos selecionados são salvos e poderão sem conferidos em seguida na seção Destaques do game. Além disso, quando a jogada da partida for exibida, é possível salvá-la também pressionando o botão F9 (mesmo se ela for de outro jogador).

Como personalizar os arquivos de vídeo

Na seção Destaques, basta selecionar a moldura do momento desejado para gravar o arquivo de vídeo em sua máquina. Enquanto nos consoles os vídeos criados são automaticamente transferidos para o diretório de vídeos capturados, no PC os jogadores podem personalizar as opções de vídeo, alterando desde a sua resolução, sua taxa de frames por segundo e o seu formato.

No PC, é possível personalizar os detalhes do vídeo exportado (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

É importante frisar que as opções de saída não precisam ser necessariamente iguais às utilizadas pelo jogador durante as partidas. Assim, é possível jogar com uma resolução baixa e alterar as opções do vídeo para criar um destaque em resolução 4K e nível máximo de detalhes. É necessário notar, contudo, que quanto melhores as configurações, mais tempo será necessário para renderizar o arquivo de vídeo e mais espaço em disco será exigido para armazená-lo. Confira o que cada opção faz:

  • Resolução: permite escolher entre as resoluções de 720p, 1080p, 2K e 4K para o seu vídeo;
  • Super amostra: permite escolher o nível de anti-aliasing usado no vídeo. É possível escolher entre 1x, 2x e 3x;
  • Taxas de quadros: define quantos quadros por segundo (fps, na sigla em inglês) são exibidos no seu vídeo. É possível escolher entre 30fps ou 60fps;
  • Qualidade de vídeo: seleciona as configurações de vídeo (como sombras, reflexos, anti-aliasing) de acordo com níveis pré-selecionados pelo jogo. É possível escolher entre Baixo, Médio, Alto, Ultra e Épico;
  • Formato de vídeo: Permite escolher entre os formatos MP4 e WebM para salvar o seu vídeo;
  • Codificação de Hardware: determina se o processo de codificação vai ser feito por um hardware dedicado (como uma placa de vídeo) ou não. Caso você tenha uma placa de vídeo mais poderosa, o vídeo deve ter um resultado melhor com essa opção ligado;
  • Desativar Música: permite desligar a trilha sonora do jogo e manter apenas os efeitos sonoros da partida.

Na parte inferior da seção Destaques, é possível encontrar a pasta de saída dos vídeos (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Por fim, na parte de baixo da seção Destaques, o jogador pode encontrar uma lista com todos os seus arquivos de vídeo criados, juntamente com o caminho da pasta em que eles estão armazenados. Assim como no caso das capturas de tela do jogo, o local é determinado de acordo por onde o jogo está instalado.

Qual o melhor herói de suporte em Overwatch? Deixe sua escolha em nosso Fórum!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo