Far Cry 5 é o mais novo capítulo da clássica série de tiro em primeira pessoa. Revelado na conferência da Ubisoft na E3 2017, o jogo tem lançamento marcado para 27 de fevereiro de 2018, com versões para PC, PS4 e Xbox One. O título é um sandbox que fica ainda melhor em modo cooperativo. Confira nossas impressões sobre a demo disponibilizada na E3 2017.

De volta à boa forma

Far Cry é uma das principais propriedades intelectuais da Ubisoft, mas a marca enfrentou um certo desgaste após o lançamento de Far Cry 4, que dividiu a opinião da crítica e jogadores. Felizmente, parece que as maiores reclamações sobre a série foram sanadas na nova aventura.

Desde os primeiros minutos de teste ficou evidente o empenho do estúdio Ubisoft Montreal para construir um mundo muito rico tanto em jogabilidade quanto em narrativa, já que a demo de meia hora apresentou ótimos mapas e personagens.

Campo nada bucólico

A fase apresentada durante o teste era um grande cenário rural situada no coração de Montana, em Hope County. Apesar de grandes áreas repletas de espaços abertos, sempre há algo interessante acontecendo ao seu redor, o que adiciona elementos de imprevisibilidade.

Os personagens do game reconhecem o agito no ambiente, de forma divertida, podem adaptar suas linhas de diálogo para soltar interjeições espantadas quando um tiroteio ou bomba são detonados em um local próximo.

Far Cry 5 na E3 2017: o cenário está sempre cheio de atividades (Foto: Divulgação/Ubisoft)

... o: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Ameaça extremista

O reverendo Joseph Seed acredita ser um Escolhido enviado por Deus para proteger sua terra de uma ameaça inevitável, e sua poderosa retórica o ajudou a recrutar um grande exército de aliados fanáticos.

Sob seu comando, o culto de Eden’s Gate tornou-se uma grande ameaça, e são justamente eles que dão o maior trabalho ao jogador e tornam cada momento de aventura sinônimo de perigos e desafios muito divertidos, em sequências de tiroteio memoráveis.

Far Cry 5 na E3 2017: fanatismo é o grande vilão e tema do jogo (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Experiência personalizada

Embora ausente na demonstração, Far Cry 5 permite que o jogador crie o seu próprio avatar para mergulhar da forma mais imersiva possível na experiência. A etapa seguinte, esta sim mostrada durante o teste, consiste na escolha de um parceiro.

Cada aliado tem suas próprias utilidades táticas: Nick Rye oferece suporte aéreo, Grace é uma atiradora de elite que pode oferecer cobertura, e Cooper, o aliado que utilizamos na demo, é um cachorro treinado capaz de atacar inimigos e colher suas armas.

Far Cry 5 na E3 2017: é possível recrutar aliados, como o cão treinado (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Aliados

Boomer, Grace e Rye não são os únicos aliados presentes em Far Cry 5. Afinal, o jogo possui amplo suporte ao gameplay multiplayer. Nele, jogadores de todo o mundo podem trabalhar em equipe para superar os desafios.

Graças ao terreno bem planejado e missões interessantes, um bom trabalho em equipe e a elaboração de táticas precisas ajudam a elevar consideravelmente a diversão das fases, que seguem o padrão da franquia e consistem em tomar fortalezas e limpar as áreas de ameaças.

Far Cry 5 na E3 2017: a diversão é ainda maior em modo cooperativo (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Estou pistola!

Tão importante quanto o trabalho em equipe é o arsenal utilizado pelos heróis contra os fanáticos. Entre os diversos tipos de fuzis, pistolas e até lança-foguetes, cada arma parece ter o seu próprio nível de poder e precisão, o que torna a jogabilidade bem variada.

As sessões de tiroteio foram muito gratificantes, especialmente devido ao ótimo sistema de colisão e mecânicas de física. Os inimigos acertados reagiam de forma muita realista aos disparos, em um exemplar trabalho de captura de movimento.

Far Cry 5 na E3 2017: há armas para todos os gostos (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Todos à bordo

Além de servirem como meio de transporte pelo amplo mapa, os veículos podem ser utilizados como arma. A bordo dos carros encontrados pelo caminho, basta um apertar de botão para acionar a direção automática e se concentrar apenas nos disparos com a arma de mão.

É claro que também é possível atropelar os inimigos, mas tudo fica mais interessante quando o protagonista assume o controle de aviões. Com metralhadoras e até mísseis instalados, veículos aéreos são, a partir de agora, uma das opções mais letais da série.

Far Cry 5 na E3 2017: veículos são um show à parte (Foto: Divulgação/Ubisoft)

De encher os olhos

Far Cry 5 possui ótima apresentação e sabe tirar proveito do poderio de hardware dos consoles e PC. Os cenários vibram com vida e ajudam a contextualizar perfeitamente o clima da jornada.

Todos os personagens encontrados no teste estavam muito bem dublados e animados, o que tornou natural a criação de empatia por eles. Com tantos acertos, a demo de Far Cry 5 parece indicar um futuro promissor para a querida franquia de tiro!

Far Cry 5 na E3 2017: jogo tem ótimos gráficos e som (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Quer fazer o download de Far Cry 4 no PS4? Usuários ensinam no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo