O Tom Tom GO Brasil é um aplicativo de GPS e mapas gratuito, voltado para as cidades e o trânsito brasileiro. O app é uma alternativa ao popularíssimo Waze, que utiliza as informações de seus usuários para formar uma comunidade de motoristas que se ajudam mutuamente. Ele oferece mapas offline, assim como Google Maps, enquanto o Waze ainda não tem função similar.

Com ele, o motorista pode checar as condições do trânsito em diversas rotas, saber onde há radar de velocidade, bem como a velocidade máxima da via. Além disso, é possível fazer o download de diversos mapas. Por enquanto, o app está disponível apenas para celulares Android. Veja no tutorial abaixo como usar o novo aplicativo de mapas Tom Tom GO Brasil em seu smartphone.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como salvar mapas offline

Passo 1. Logo que abrir o aplicativo pela primeira vez, você poderá baixar os mapas de sua região. Na primeira tela, toque em “Começar”. Depois, escolha a região onde você mora e veja se o seu estado está inserindo nela.

É importante prestar atenção atenção neste ponto, porque a divisão que o Tom Tom Go Brasil faz das regiões brasileiras não segue os critérios do IBGE. Por exemplo, o estado do Ceará, que fica na região Nordeste, é listado no app na região Norte. Por isso, veja quais estados são listados na região que você escolheu e se estiver tudo certo, toque em “Baixar”.

Passo 2. Agora é só esperar o download ser finalizado. Você pode pausar ou parar o procedimento a qualquer momento. Depois de concluído, é só tocar no botão “Seguinte”. O aplicativo pedirá algumas permissões adicionais com o intuito de coleta de dados para melhoria do app. Fica a seu critério permitir ou não.

Adicionar locais como Casa e Trabalho

Passo 1. Toque em “Menu” no canto inferior esquerdo e, em seguida, selecione “Adicionar Casa”.

Passo 2. Toque em “Procurar” e digite o endereço de sua residência. Por fim, é só clicar no endereço correspondente para selecioná-lo e, depois, tocar em “Definir” na tela seguinte.

Passo 3. Para adicionar o seu local de trabalho acesse novamente o menu, só que dessa vez toque em “Meus locais”. Em seguida, escolha a opção “Adicionar Trabalho”. Então, é só repetir o procedimento do passo 2 deste tópico.

Encontrar lugares para estacionar

Passo 1. Para encontrar locais de estacionamento seguro, acesse o menu e procure pela opção “Estacionar”. No mapa, vão aparecer vários balões azuis com um “P” (Parking - estacionamento, em inglês).

Passo 2. Toque no estacionamento que fica mais próximo de seu destino e selecione “Dirigir” para ir diretamente até ele.

Comunicar um radar

Sempre que você passar por algum local que possua radar de velocidade, mas que ainda não foi indicado no mapa do Tom Tom Go Brasil, você pode comunicá-lo.

Passo 1. Acesse o menu do aplicativo e procure pela opção “Comunicar radar”. Toque nela para indicar a existência de um radar em sua localização atual.

Compartilhar horário de chegada com amigos

Você também pode compartilhar o horário previsto para

... sua chegada com seus amigos. Veja como:

Passo 1. Depois que você escolher um destino e o app definir a rota, no canto superior direito da tela, irá aparecer o horário previsto para sua chegada. Toque nele e, em seguida, escolha para quem você quer mandar a informação e por meio de qual aplicativo.

Com essas dicas, você já pode instalar o Tom Tom Go Brasil em seu smartphone Android e dirigir sem precisar gastar toda a sua franquia de dados, já que os mapas podem ser usados offline.

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo