A DJI, fabricante dos drones Phantom, Inspire e Mavic, revelou na segunda-feira (24) o Goggles, óculos inteligente que permite controlar os quadricópteros apenas com movimentos da cabeça. A tecnologia ainda não chegou ao nível da pesquisa da Universidade da Califórnia em que cientistas pilotavam as aeronaves não tripuladas usando a mente, mas o novo acessório já dispensa o uso de controle remoto em diversos modos de voo.

É possível ajustar a inclinação do drone e a direção da câmera sem as mãos, apenas olhando para os lados.

Goggles pilota drones à distância sem usar controle remoto (Foto: Divulgação/DJI)

Com design ergonômico parecido com o do PlayStation VR e Gear VR, o Goggles tem visor Full HD (1920 X 1080) e duas lentes para ajudar na imersão. Segundo a DJI, as imagens transmitidas têm qualidade semelhante a uma tela de 216 polegadas a três metros de distância. O dispositivo traz ainda alto-falante embutido, mas é possível também plugar fones de ouvido para sentir todas as sensações da gravação.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O Goggles proporciona visão em primeira pessoa (FPV) a partir da câmera acoplada no drone. Nos modelos Mavic Pro basta conectar os óculos ao sistema wireless OcuSync, enquanto nos quadricópteros Inspire 2, Phantom 4 Advanced e Phantom 4 Pro é preciso usar uma porta USB do controle.

... d">

Mavic Pro, Inspire 2 e Phantom 4 Advanced e Pro são compatíveis com o Goggles (Foto: Divulgação/DJI)

Caso queira conferir as gravações feitas após pousar o drone, o gadget aceita o mesmo microSD usado na câmera. Além disso, o usuário pode conectar o acessório em TVs ou consoles de videogame via entrada HDMI para ver filmes ou jogar, assim como é feito em eletrônicos semelhantes.

De acordo com a DJI, a autonomia da bateria do Goggles é de seis horas e o dispositivo reduz o atraso na transmissão de imagens entre drone e controle remoto. Para garantir a segurança ao usar o gadget, o visor pode ser levantado facilmente e é possível vestir o acessório por cima de um óculos de grau. No dispositivo há ainda botões para ajuste de foco e menu.

Gadget pode ser conectado a TVs ou consoles para assistir filmes e jogar (Foto: Divulgação/DJI)

O Goggles deve começar a ser vendido no dia 20 de maio de 2017 e ainda não há preço revelado para o Brasil. Enquanto isso, os óculos para pilotar drones sem as mãos e sem ajuda do controle remoto estão em fase de pré-venda nos Estados Unidos por US$ 449 (cerca de R$ 1.400, em conversão direta). Assita ao vídeo de apresentação.

Qual tipo de drone vale a pena no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo