O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens — por pins — que funciona como um mural de ideias. A proposta é oferecer aos usuários um local onde é possível pesquisar interesses, salvar em pastas particulares e compartilhar o que pode ser uma boa ideia para outros usuários.

Pinterest: 10 extensões para usar Google Chrome além do Pin It

A rede social, que faz sucesso entre diferentes grupos, desde noivas, cineastas, amantes de ilustração, decoração, cozinha, arquitetura, moda e muito mais, vem tendo alguns de seus recursos copiados por outras plataformas online de redes sociais e busca por conteúdo. Google, Facebook e Instagram lançaram recursos muito similares aos do Pinterest — que você pode conferir na plataforma.

O Pinterest é bastante usado por profissionais criativos em busca de inspiração (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Veja, a seguir, as principais “ideias emprestadas”.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1. Instagram: Salvar post

A função de salvar posts no Instagram é similar ao botão de salvar um “Pin”, no Pinterest. A proposta é bem parecida: o usuário vê algo que gosta, tem interesse ou deseja ver depois e salva em particular.

Função de salvar posts no Instagram é parecida com o recurso de "Pin" (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

2. Instagram: coleções privadas

Primeiro, todos os posts salvos (fotos e vídeos) no Instagram ficavam em uma pasta única, misturados, organizados apenas de forma cronológica — sem temas. Depois, a rede social incluiu a função “coleções privadas”, que funciona da mesma forma que as pastas, ou “boards”, do Pinterest.

Recurso de coleções privadas funciona como 'boards' do Pinterest (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

3. Google: busca por imagens 

O Google adicionou uma função chamada “Sugestão de estilo”, que funciona de maneira semelhante a do Pinterest: ao buscar por um item como calça, blusa ou jaqueta, na seção Google Imagens, o buscador oferece um carrossel com sugestões para combinar com aquilo o que buscou. Essa função é parecida com a “busca visual”, do Pinterest, que apresenta fotos semelhantes às que você deseja.

Ferramenta do Google que faz busca por imagem (Foto: Divulgação/Google)

4. Instagram: compra

... s diretas

Outra função do Instagram que é parecida com uma oferecida pelo Pinterest é a possibilidade de fazer compras direto de posts mostrados no aplicativo. A proposta é igual: fazer do seu feed (no Instagram) ou do seu board (no Pinterest) uma vitrine online de produtos. Ou seja: viu, gostou, comprou. 

Instagram incentiva compras dentro do app com botão “Compre Agora” (Foto: Divulgação/Instagram)

5. Instagram: sessão explorar

Assim como no Pinterest, o Instagram também conta com a função “Explorar” para outros conteúdos. Por lá, o usuário tem um panorama geral de posts que o algorítimo das redes sociais classificam como interessantes — a interface já mudou bastante, e agora o "Explore" inclui até Stories. No Pinterest, no entanto, o Explorar é o feed principal, já no Instagram o recurso aparece como um secundário.

Guia de sugestões será exibido na tela Explorar (Foto: Foto: Divulgação/Instagram)

6. Facebook: salvar post 

O Facebook também traz uma função bem semelhante a de “dar um pin”, do Pinterest. É o “Salvar post”, que pega algo publicado na rede social e guarda em um local particular do usuário, que no Pinterest seriam os boards. O recurso chegou depois no Instagram, mas já funcionava no Facebook.

Como compartilhar Pinterest com Fan Page do Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo