O Facebook Messenger se popularizou e atualmente já conta com 1 bilhão de usuários pelo mundo. Com tanta gente conectada, é natural que alguns usuários enfrentem travamentos, principalmente em celulares mais básicos ou antigos – já que o mensageiro reúne muitas funções e acaba ficando pesado.

Felizmente, existem formas de manter o Messenger mais leve no Android, o que torna as ações mais fluidas. Entre os truques, está a possibilidade de abrir seus links no navegador externo e até criar atalhos diretos para suas conversas ou grupos frequentes. Quer saber como cada dica funciona? Basta seguir os passos abaixo.

Facebook Messenger ganha bots em grupo com marcas e Guia Descoberta

Veja como deixar o Facebook Messenger mais rápido e prático no Android (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Abra sites em navegador externo

O Messenger oferece um navegador interno para abrir links enviados nas conversas. No entanto, isso pode deixar o aplicativo mais lento ou até ocasionar travamentos, além de não permitir que você veja a página e recados ao mesmo tempo.

Para resolver essa situação, o aplicativo permite abrir os sites em outro navegador, como o Chrome ou Opera Mobile, por exemplo. Veja, a seguir, como fazer estes ajustes.

Passo 1. Abra o Messenger no Android e toque no ícone de “Perfil”, que tem o formato de uma silhueta e está no topo direito da tela. Depois, encontre o item “Links abertos externamente” e ative a chave.

Acesse as configurações de perfil do Messenger e ative para abrir links externamente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, quando você tocar em um link enviado por seu amigo no Messenger, será perguntado em qual navegador deseja abrir a página. Assim, o funcionamento não fica atrelado apenas ao Messenger, o que pode deixá-lo mais leve.

Abra os links com o navegador de preferência (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Remova ícones flutuantes de bate-papo

O usuário pode conversar usando uma tela única do Messenger ou utilizar os ícones flutuantes, com diversas conversas ao mesmo tempo. A segunda opção tende a deixar o aplicativo mais lento e pesado. Para resolver o problema, uma dica é remover o recurso.

Passo 1. Abra o Messenger e toque no ícone de configurações de “Perfil” no topo direito. Depois, encontre o item “Ícones de bate-papo” e desative a chave, deixando em cinza.

Desative os ícones flutuantes do Messenger (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
... p>Desative prévias de mensagens e notificações

O Messenger oferece diversos tipos de notificações, inclusive com prévias de mensagens. Mas tanto conteúdo pode deixar o seu Android lento, principalmente se você costuma receber muitos recados de uma vez. Uma saída para essa situação é remover alguns dos alertas.

Passo 1. Abra o Messenger e toque no ícone de “Perfil”, no topo direito. Depois, selecione “Notificações e sons”.

Acesse o menu de notificações do Messenger pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Note que, se você desligar a primeira chave, na barra azul, irá remover todas as notificações e sons do seu Messenger ao mesmo tempo. Mas você pode personalizar esse quesito para não perder recados importantes. Há chaves para desativar separadamente as “Prévias de notificações”, que mostram conteúdo da conversa e costumam ser mais pesadas; remover vibração; notificações do “Meu Dia”, luz e som. Altere como preferir, deixando a chave no azul para o que quiser deixar ligado e no cinza para os alertas que deseja desativar. Os ajustes são salvos automaticamente.

Desative os alertas que preferir para deixar o Messenger mais fluido (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Crie um atalho de chat no Android

Passo 1. Não perca tempo buscando por seus amigos ou grupos frequentes no aplicativo. Você pode criar atalhos deles na tela do Android. Para isso, encontre a conversa no Messenger e pressione o dedo sobre ela por alguns segundos. Depois, selecione “Criar atalho”.

Crie atalhos de suas conversas e grupos do Messenger (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Note que o ícone será adicionado na tela do Android para acesso direto.

Acesse suas conversas diretamente pela tela do Android, sem buscar no Messenger (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Não salve fotos diretamente na galeria

O Messenger baixa, por padrão, todas as fotos e vídeos recebidos e enviados no mensageiro pelo Android. O ponto negativo é que isso pode acabar deixando seu celular lotado e pesado. Remover as mídias manualmente pode levar tempo também. Para evitar problemas, desative o download automático.

Passo 1. Abra o Messenger e toque no menu de “Perfil”, no topo direito. Depois selecione “Fotos e mídia”.

Abra o menu de fotos e mídias do Messenger no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Desative a chave (deixando no cinza) ao lado do item “Salvar fotos” para impedir que as mídias recebidas em conversam lotem seu celular. Se preferir, também desative o “Salvar fotos capturadas” para não guardar as fotos registradas por você pelo app do Messenger.

Desative a função que salva fotos automaticamente e não lote seu celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como baixar os vídeos recebidos pelo Facebook Messenger? Descubra no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo