A Mozilla Foundation anunciou uma nova ferramenta para o Firefox que fará o navegador economizar no consumo de memória do PC. O recurso “Performance” deixará o usuário selecionar a quantidade de processos que poderão ser abertos ao mesmo tempo, para limitar o uso de RAM e deixar o computador menos lento. A atualização com o recurso deve chegar no fim do ano.

Firefox 52 abandona plugins NPAPI, incluindo Java Runtime e Silverlight

A notícia veio à tona pelo BleepingComputer. Segundo o blog, os engenheiros da Mozilla começaram a trabalhar neste recurso na última sexta-feira (14), mas só deve estar disponível na versão 55 do browser. Até o momento, divulgaram apenas um esboço de sua nova proposta.

Firefox trabalha em melhora de processos para consumir menor memória no PC (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Atualmente, o Mozilla Firefox, que está na versão 52, trabalha com apenas dois processos, sendo um para o browser em si, e outro para gerenciar todas as abas. A novidade trará suporte para até sete processos — como na imagem abaixo. Assim, quando uma guia ficar lenta ou apresentar algum tipo de problema, não afetará o desempenho do restante do programa para navegar.

Esboço lançado pelos engenheiros da Mozilla com a proposta do novo recurso (Foto: Reprodução/BleedingComputer)
 

Navegadores como Chrome e Safari já trabalham arquitetura similar. A diferença, porém, é que o usuário poderá controlar quantos processos estarão ativos ao mesmo tempo no Firefox. Quanto mais processos forem permitidos, mais abas o usuário poderá abrir e mais lento ficará a máquina — especialmente para os PCs que tiverem processadores mais antigos e pouca memória para realizar todos os processos.

Se isso não for o suficiente para deixar o Firefox mais rápid

... o no PC, a Mozilla também implementará um novo botão na central de ajustes que, quando clicado, desligará todas as extensões automaticamente. Além disso, será possível desativar todas as animações de menus e abas.

Via BleepingComputer e Engadget

Firefox trava ao digitar. Como resolver? Troque dicas no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo