A data está marcada: 29 de março. No final deste mês, o sinal da TV analógica será definitivamente desligado na região metropolitana de São Paulo. Ou seja, até lá, quem quiser continuar assistindo a programação dos canais abertos de televisão terá que se preparar para receber o sinal da TV digital. O interessante é que o anúncio reflete uma sequência de boas notícias.

A primeira é que se o sinal analógico fosse desligado hoje, só 8% da população da região ficaria sem TV. Uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que a maioria das casas já está pronta para receber o sinal digital. O levantamento considerou domicílios tanto da área urbana quanto da zona rural. A segunda notícia legal é que para as pessoas que fazem parte de qualquer programa social do governo federal, o kit de conversão digital está sendo distribuído de graça. Um milhão e oitocentos mil kits contendo antena para TV digital, controle remoto, conversor e cabos serão entregues para as famílias cadastradas.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, o cidadão precisa acessar o site do programa de distribuição e conferir se está apta para agendar a retirada em um dos 59 pontos espalhados pelo Estado. Para quem não faz parte de nenhum programa social do governo, a saída é trocar de TV ou comprar um kit que custa algo em torno de 150 reais.

Assim que ficou sabendo da oportunidade, a Rosi não perdeu tempo: fez o cadastro, agendou e convocou o próprio marido para instalar o kit na TV do quarto...

A TV digital tem uma série de vantagens em relação à TV analógica; o principal – e mais notável para o usuário – é a melhora na qualidade e estabilidade do sinal. É também o fim dos “chuviscos” e “fantasmas”. A Rosi já tinha tentado um monte de antenas diferentes e promissoras...nenhuma resolveu até ela instalar o kit digital.

No Brasil, o processo de desligamento da TV analógica já começou desde abril de 2015. Segundo o cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal desligado até 2018. A mudança para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico para o país; além de trazer melhor qualidade para os usuários, o sinal analógico de TV vai liberar espectro de radiofrequência para ser usado no 4G. Aliás, se você quiser entender perfeitamente a relação da TV aberta com o 4G, separamos um link de uma matéria que publicamos algum tempo atrás que explica tudo em detalhes. Mais do que isso, deixamos separados também o link para você consultar se está apto a receb

... er o kit digital gratuito do governo e outro que explica as principais diferenças entre a TV analógica e a digital. Confira.

Tire todas as suas dúvidas sobre a TV digital

TV digital: entenda o que muda e conheça as vantagens 

Entenda a relação do 4G com a TV aberta



>>> Veja o artigo completo (Fonte)