O AMD FX-6300 faz parte de uma família de processadores intermediários e top de linha baseada na microarquitetura Piledriver que, por sua vez, é uma melhoria da microarquitetura Bulldozer.

Saiba tudo sobre o AMD Ryzen, processador que pode competir com a Intel

Ele possui seis núcleos de processamento, é compatível com o soquete AM3+ e seu clock base é de 3,5 GHz. Porém, ele pode aumentar para 3,8 GHz no Turbo Core e 4,1 GHz no Max Turbo. Lançado em 2011 e concorrendo com os processadores Intel Core com microarquitetura Sandy Bridge. Após seis anos de seu lançamento, será que ainda vale a pena comprar este processador da AMD? Veja nossa análise nos próximos parágrafos.

Processador da AMD lançado em 2011 já está bastante defasado (Foto: Divulgação/AMD)

Há modelos de melhor custo x benefício

Infelizmente, o processador FX-6300 já está bastante defasado em relação a outros modelos, tanto da AMD quanto da Intel. Para quem já tem placa-mãe compatível com soquete AM3+, uma outra boa opção é o FX-8320E, que custa apenas pouco mais e oferece maior desempenho com os seus oito núcleos de 3.2 GHz.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Entre as opções da Intel,  podemos citar o Core i5 4440, que é de quarta geração e também oferece mais poder de processamento do que o FX-6300, embora custe praticamente o dobro do preço. Uma opção mais barata da Intel é o 4460. Caso vá trocar também a placa-mãe, vale a pena considerar a compra de um chip Core i5 ou mesmo i7.

Péssimo para os jogos atuais

Se você está pensando em adquirir um AMD FX-6300 para dar uma melhorada no seu PC em jogos, lamentamos informar que esta não é uma boa ideia. Dificilmente você conseguirá rodar jogos na qualidade máxima.

A situação piora se você estiver pensando em montar um PC para durar dois anos, no mínimo. Em 2017 ele já está defasado, imagine sua situação em 2018 ou 2019. Segundo alguns benchmarks, até mesmo processadores Intel Core i3 de dois núcleos se saem melhor que a série FX da AMD.

O AMD FX-6300 já não se encaixa mais em um PC gamer (Foto: Divulgação/AMD)

Compensa no caso de você ter uma placa de vídeo boa

Se a sua placa de vídeo for top de linha ou mesmo uma intermediária, como a GTX 750 Ti, a compra do FX-6300 pode ser justificada, visto que os jogos atuais precisam muito mais de uma placa de vídeo potente do que de um processador. Assim, você pode economizar algum dinheiro. Porém tenha em mente que quando a sua placa de vídeo estiver obsoleta, você precisará gastar na compra de uma nova GPU, além de processador e até mesmo de uma nova placa-mãe, dependendo da nova configuração que você escolher.

...

Preço

O preço médio do AMD FX-6300 nas lojas brasileiras é de cerca de R$ 450 nas compras parceladas e de R$ 380 nas compras à vista. É um preço relativamente baixo para um processador que já foi um top de linha no Brasil, mesmo que há 5 anos.

Porém, devido ao surgimento de novas tecnologias e de outros processadores mais modernos e com melhor desempenho, só recomendamos a compra do Firefox-6300 caso você já tenha todos os outros componentes. Se for necessário adquirir ainda placa-mãe, por exemplo, a sua aquisição já se torna extremamente desaconselhável.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo