Horizon Zero Dawn é o novo jogo de ação em terceira pessoa desenvolvido pela Guerrilla, responsável pela franquia Killzone. Disponível apenas no PS4, o título oferece um sistema de progressão extremamente viciante em que Aloy pode desbloquear novas habilidades. Confira como evoluir rapidamente até o nível máximo.

Confira a análise completa de Horizon Zero Dawn

Extermine todas as máquinas

Em Horizon Zero Dawn, a melhor forma de adquirir pontos de experiência, seja no início ou no final da campanha, é ir à caça de criaturas robóticas. Apesar de poucos, os encontros com as máquinas permitem o "farm" – o processo de matar os mesmos inimigos para acumular pontos ou itens –, é importante tentar iniciar uma abordagem ao avistá-las.

Confira o review, em vídeo, de Horizon Zero Dawn:

A estratégia ideal é agir de forma sorrateira, uma vez que as execuções furtivas são mais generosas quando o assunto é experiência. Além disso, Aloy é capaz de eliminar dinossauros de pequeno e médio portes com apenas um golpe. Caso você entre em combate com um número maior de inimigos, tente usar armadilhas e disparos com dano elemental.

Se o oponente for um humano, aproveite a habilidade de desacelerar o tempo para acertar tiros precisos na cabeça, o que gera um bônus considerável de XP. Por outro lado, em confrontos contra máquinas maiores, o melhor a fazer é utilizar a habilidade de foco com o botão R3 e acertar os ataques nos pontos vulneráveis.

Horizon Zero Dawn: como subir de nível rapidamente (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Evite a todo custo entrar em batalhas diretas, já que os golpes desferidos por Aloy são fracos – e a câmera é imprecisa -, e as eliminações corpo a corpo oferecem menos experiência em comparação às execuções furtivas e estilosas. Caso o seu nível ainda não esteja adequado às missões principais, não há alternativa a não ser caçar.

Escale os Pescoções

Os Pescoções são criaturas colossais que percorrem áreas específicas dos cenários. O ícone da espécie é devidamente apontado no mapa, mas é necessário definir uma estratégia para escalar a criatura no melhor estilo Shadow of the Colossus.

Ao alcançar o topo do animal robótico, basta convertê-lo para ter acesso privilegiado aos principais recursos da região. Sincronizar no topo de Pescoções concede pontos de experiência, assim como a descoberta de novas áreas.

Horizon Zero Dawn: busque os Pescoções (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Cumpra as tarefas e missões secundárias

Como todo jogo que segue à risca a fórmula atual de mundo aberto, grande parte do conteúdo de Horizon Zero Dawn é voltado a atividades secundárias. As tarefas de caça e missões complementares, por exemplo, ambas sinalizadas no menu de missões, são essenciais para evoluir Aloy.

Lembre-se, também, de cumprir todos os objetivos na aba “Tutorial” – são oito missões no total –, que são gerados a cada nova aquisição de arma e podem ser concluídos sem grandes esforços. Os pontos de experiência acumulados no decorrer da história principal não são suficientes para fazer Aloy alcançar o nível máximo.

... o"> Horizon Zero Dawn: cumpra missões secundárias, tarefas de caça e todos os tutoriais (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Domine áreas corrompidas e acampamentos

Além das dezenas de atividades rastreáveis, há outras inúmeras atividades a serem completadas, como áreas corrompidas e acampamentos de bandidos. Basicamente, esses locais são dominados por máquinas modificadas e humanos hostis, ou seja, são pontos com inimigos mais fortes e que exigem mais habilidade por parte do jogador.

As zonas corrompidas ficam indicadas no mapa, bem como o nível recomendado para completá-las. Se o nível da área for muito mais alto que o de Aloy, é melhor explorar o mapa e encontrar localidades compatíveis com o level atual. Para descobrir se uma máquina é ou não corrompida, basta utilizar o foco e escanear a criatura.

Horizon Zero Dawn: tome áreas dominadas por máquinas corrompidas (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

 Use o recurso de viagem rápida

Horizon Zero Dawn é, sem dúvidas, um dos maiores mundos já concebidos nos videogames. Além da quantidade de tarefas, a dimensão do mapa impressiona. No entanto, ir do ponto A ao ponto B pode atrasar bastante o progresso de Aloy.

É recomendável utilizar o recurso de viagem rápida, disponível em todas as fogueiras já visitadas. A opção passa a ser desbloqueada assim que Aloy chega em Meridiana, um dos primeiros locais acessíveis depois da introdução.

Em Meridiana, é possível encontrar o comerciante de Material de Caça, que vende o pacote Dourado de Viagem Rápida, um item imprescindível cuja função é permitir viajar sem limites para fogueiras e assentamentos. Faça bom uso da viagem rápida e cumpra os objetivos mais rápido.

PlayStation 4 ou PC: qual é o melhor? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo