Dicas Como resolver erro 'Este aplicativo não pode ser executado em seu PC'

Ao ver a mensagem de erro “este aplicativo não pode ser executado em seu PC”, o primeiro passo para resolver o problema é verificar se o software passou por alguma atualização. Visite o site da desenvolvedora do programa e verifique se você está executando a versão mais recente do aplicativo. Se uma nova versão estiver disponível, baixe e instale. Se não for o caso de um software desatualizado, confira alguns tópicos que precisam ser revistos (ou ajustados) para resolver o problema e permitir a execução do programa no computador.

Como ajustar o perfil de cor do seu monitor no Windows 10

Descubra como resolver o erro "Este aplicativo não pode ser executado em seu PC" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

32-bit ou 64-bit?

Windows de 32 ou 64 bits? E os programas? (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

É possível que você esteja tentando executar um programa de 64 bits em um sistema Windows de 32 bits. Por isso, verifique se o programa é realmente destinado para a sua versão do Windows, e para arquitetura dele (32bit ou 64bit).

Esse é um erro muito comum e aplicativos compilados em 32 bits podem funcionar em sistemas com processadores de 64 bits, porém o contrário não acontece. Esse problema também pode ocorrer se você estiver tentando executar algum aplicativo antigo de 8 bits ou 16 bits em seu sistema operacional de 64 bits.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular 

Para saber se esse é o seu caso, primeiro verifique se você está executando o Windows de 32bit ou 64bit. Depois de checar essa informação, baixe e instale o aplicativo correto para a versão do sistema. Tente executar o programa novamente.

Download corrompido

Ao fazer um download, o arquivo baixado pode ter sido corrompido e isso pode ser a causa do erro ao tentar executar o programa. Nesse caso, é necessário limpar o cache do seu navegador, baixar e instalar o programa novamente. Depois, execute o aplicativo para ver se o problema foi resolvido.

Programa precisa de privilégios de administrador para ser executado

Outra possibilidade está na questão das permissões de execução. Pode acontecer de você tentar executar um programa, e não ter as permissões necessárias para a execução. Para saber se esse é o problema, faça login com sua conta de administrador e execute o programa desejado.

Caso não queira fazer login como administrador, clique com o botão direito sobre o executável do aplicativo e selecione a opção “Executar como Administrador”.

Usando a opção "Executar como Administrador" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O atalho não é o suficiente?

Caso o erro esteja acontecendo ao usar o atalho do programa, experimente acessar a pasta de aplicativo e veja se consegue iniciá-lo, clicando no seu arquivo executável (.exe).

Desative o SmartScreen

A execução do programa também p

... ode ter sido interrompida pelo recurso SmartScreen. Portanto, se você tem certeza que o programa é confiável, experimente desativar o recurso temporariamente. Depois de testar a execução, lembre-se de reativar o SmartScreen novamente, já que ele é um importante recurso de segurança do Windows.

Ative o sideloading para poder instalar aplicativos

Ativando a opção "Aplicativos de sideload" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O Windows não permite que você execute e instale alguns aplicativo, sem usar a Windows Store. Então, se você baixou algum pacote de aplicativo de outra fonte, ou seja, sem usar a Windows Store e confia no desenvolvedor do app, ative o Sideload para concluir a instalação.

Use a inicialização em modo de segurança

Usando o Windows no modo de segurança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Uma última opção para executar um program que exibe o erro “Este aplicativo não pode ser executado em seu PC”, seria o uso de uma inicialização limpa do sistema. Isso pode ser feito através da remoção de programas que iniciam junto com o sistema, ou escolhendo a opção “modo de segurança”

Inicie o sistema e tente executar o programa. Se conseguir, então você terá que identificar manualmente e eliminar o processo ofensivo que está bloqueando o Windows de executar o aplicativo na inicialização normal. Assim que você encontrar esse processo, lembre-se de sair do modo de segurança.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo