O Halo, Call of Duty e Guitar Hero são apenas três franquias que faziam sucesso em 2007, ou seja, dez anos atrás. Nesta época, o mundo dos jogos vivia momentos de transição de gerações com as chegadas dos consoles PS3 e Xbox 360, mas que ainda estavam caros, e o PlayStation 2, principalmente, estava em alta. Além deles, o Nintendo Wii e seus recursos inéditos de movimento chamavam a atenção do mercado.

Sonic e Resident Evil estão entre os jogos de sucesso dos anos 90 

Já entre os games, Super Mario, Assassin’s Creed e Pokémon também estavam presentes. Para você relembrar, o TechTudo selecionou os dez títulos mais populares há dez anos. A lista foi baseada a partir dos jogos mais vendidos em 2007, segundo a consultoria NPD.

Considerado um dos melhores da série, Halo 3 foi o mais vendido de 2007 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Halo 3

Marcando o auge da franquia, o game chegou exclusivamente ao Xbox 360 em setembro de 2007. O jogo concluía o primeiro arco de histórias, iniciado com o primeiro jogo da série, e também é lembrado por ter chegado ao Brasil dublado em português, algo que ainda era raro para a época. 

Fruto de três anos de desenvolvimento, Halo 3 continua a guerra contra os Covenant. Master Chief começa a história na África, onde tenta impedir que o líder da facção rival ative um artefato e abra um portal.

Halo 3 vendeu, até hoje, mais de 14,5 milhões de cópias, se tornando o quinto game mais vendido da história do Xbox 360 e o maior exclusivo da plataforma. Em 2014, o game chegou ao Xbox One como parte da coletânea de remasterizações The Master Chief Collection.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Wii Play

E já que o assunto são os exclusivos, a Nintendo também dominou o ano com um dos seus. Na coletânea de minigames Wii Play, a empresa queria ensinar os jogadores a lidar com os novos controles de movimento, entendendo seu funcionamento e pegando o jeito da tecnologia. 

No total, são nove modos pensados para serem jogados em dupla – um parceiro ou adversário controlado pela inteligência artificial assume caso o usuário esteja sozinho. Temos estandes de tiro, guerra de tanques, jogos de observação, montaria e até reprodução de esportes como bilhar, pescaria e hockey. Ao lado de Wii Sports, Wii Play se tornaria o game mais vendido do console, com mais de 28 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Call of Duty 4: Modern Warfare

Call of Duty 4: Modern Warfare veio como uma revolução. Saindo da Segunda Guerra Mundial, o quarto game da série se tornou uma referência em termos de FPS e influencia títulos até hoje. O jogo envolve os atos de duas forças militares, dos Estados Unidos e Inglaterra, envolvidos em uma guerra civil deflagrada por um movimento nacionalista russo no Oriente Médio. 

Os momentos épicos e a jogabilidade ágil, além de um modo multiplayer que até hoje serve como exemplo, deu ao game a medalha de bronze entre os mais vendidos do ano. O resultado obtido em apenas dois meses tornou Call of Duty 4: Modern Warfare um dos maiores sucessos da franquia. Em 2016, o jogo foi rel

... ançado como uma remasterização. 
Call of Duty 4: Modern Warfare foi aclamado como uma revolução nos FPSs (Foto: Divulgação/Activision)

Guitar Hero 3: Legends of Rock

Em 2007, o Mercado de jogos musicais estava bastante consolidado, mas Guitar Hero 3: Legends of Rock veio para ser o auge do gênero. O título foi o último da série principal a poder ser jogado, também, com joystick, uma mudança que, nas sequências, contribuiu para a diminuição no público. 

O terceiro game da série trouxe uma playlist com nomes clássicos e recentes. Bandas como Rage Against The Machine, Slayer, Slipknot, Santana, Metallica, Aerosmith, The Killers, Heart e Poison estavam na trilha Sonora. O game ainda trouxe fases inesquecíveis, como o duelo pela própria alma contra o demônio ao som de "The Devil Went Down to Georgia". É também o jogo que chegou mais rapidamente à marca de US$ 1 bilhão em vendas.

Com duelos e ótima trilha, Guitar Hero 3 é visto como um dos melhores da série (Foto: Divulgação/Activision)

Super Mario Galaxy

Super Mario Galaxy leva o encanador ao espaço. Ele vai brincar com os controles de movimento do Wii e com a gravidade, enquanto tenta salvar a Princesa Peach e o universo das garras do vilão Bowser. 

A inovação aliada à tradição trouxe ao título diversas premiações de “jogo do ano”, e até hoje, Super Mario Galaxy é considerado um dos jogos mais importantes de todos os tempos. O sucesso foi tamanho que levou o game a uma sequência, lançada em 2010, com a mesma qualidade e adoração.

Brincadeiras com a gravidade e movimento são o mote de Super Mario Galaxy (Foto: Divulgação/Nintendo)

Pokémon Diamond

O mundo dos portáteis também teve vez na lista dos mais vendidos de 2007 com Pokémon Diamond. Como sempre, a história é a de um jovem treinador que parte pelo mundo capturando Pokémon e enfrentando rivais para se tornar o melhor. Entretanto, em Diamond, tínhamos a adição da jogatina online e diversas mecânicas novas de jogabilidade, além de novos personagens para serem capturados. 

Por algum motivo, a versão Diamond vendeu mais do que a Pearl. Na soma, entretanto, os títulos se consagram como um dos maiores sucessos de Pokémon até hoje, ultrapassando os totais de vendas de todos os antecessores. As cerca de 18 milhões de cópias vendidas em todo o mundo só seriam superadas anos depois, no Nintendo 3DS.

Pokémon Diamond marcou a chegada da quarta geração e a estreia da série no DS (Foto: Divulgação/Nintendo)

Madden NFL 08

Trazendo muitas características do passado da franquia e adicionando novas, o 19º capítulo da franquia de futebol americano da EA Sports vendeu mais de 4,5 milhões de cópias nas onze plataformas para as quais foi lançado.

Com um novo sistema de animação, Madden NFL 08 era, na época, um dos games esportivos mais livres já lançados, dando, pela primeira vez, controle total ao jogador quanto aos movimentos, jogadas e até trejeitos dos atletas. O retorno do modo cooperativo, permitindo que dois jogadores se unissem em um mesmo time, também agradou aos jogadores, que há anos pediam o retorno dessa funcionalidade. 

Madden NFL 08 também foi o primeiro jogo da série a rodar a 60 frames por segundo, uma característica exclusiva da versão Xbox 360. O game de futebol americano foi o último lançamento do Nintendo GameCube, que deixou de ser fabricado pouco depois, sendo substituído pelo Wii.

Madden NFL 08 trouxe o modo coop de volta e adicionou novidades (Foto: Divulgação/EA)

Guitar Hero 2

Único título da lista a ter sido lançado em 2006, Guitar Hero 2 se une a sua sequência na lista de jogos mais vendidos de 2007 e prova, definitivamente, que o mundo, há dez anos, era completamente dominado pelas guitarras de plástico. O feito, aqui, é ainda maior, já que, ao contrário do sucessor, o segundo game saiu apenas para Xbox 360 e PS2.

Para a Activision, criar a continuação foi muito mais fácil, uma vez que, com o sucesso do primeiro Guitar Hero, artistas e gravadoras se tornaram muito mais favoráveis a terem suas músicas em um dos principais games musicais.

Guitar Hero 2 se tornou o segundo jogo mais vendido do PlayStation 2, atrás apenas de Madden NFL 07 e Kingdom Hearts 2. As vendas continuaram por muito tempo após o lançamento, levando ao oitavo lugar entre os games mais vendidos de 2007.

Guitar Hero 2 é um dos títulos mais vendidos da franquia musical (Foto: Divulgação/Activision)

Assassin’s Creed

E se 2007 foi sobre a consolidação de algumas franquias, os jogadores também puderam ver o nascimento de uma que até hoje é considerada uma das maiores do mundo dos games. O primeiro Assassin’s Creed abriu as portas de um mundo em que as memórias de nossos antepassados são parte integrante do DNA humano.

Controlamos Altaïr Ibn-La’Ahad, durante a Terceira Cruzada, em 1191, e também Desmond Miles, nos tempos modernos. Nisso, conhecemos a história da luta entre os Templários e os Assassinos, facções que há anos estão em um conflito secreto em busca de um artefato que seria capaz de controlar a mente das pessoas.

Apesar de bastante criticado pela repetição, Assassin’s Creed foi aclamado pelo público, principalmente pelo tamanho de seu mundo e mistérios de sua história. Os números foram mais do que satisfatórios para a Ubisoft, que não hesitou em encomendar uma sequência.

Com mundo aberto e história intrigante, Assassin's Creed se tornou uma das principais marcas da Ubisoft (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Mario Party 8

Mario Party 8 marca a chegada da franquia ao Nintendo Wii. Visto pela crítica como um dos mais divertidos episódios da série, o título se aproveita dos controles de movimento para transformar completamente a série de minigames, voltados para jogatina com amigos.

Em um tabuleiro, Mario e seus amigos competem entre si em uma série de jogos espalhados por diferentes cenários, com mudanças variáveis de condições. Da metade para o final, por exemplo, itens começam a surgir para auxiliar na recuperação de quem está em desvantagem.

Com 14 personagens controláveis, sem contarem os Miis dos próprios jogadores, e seis tabuleiros, o título se tornou um dos maiores da franquia. Foram 7,6 milhões de cópias vendidas exclusivamente para o Wii, sendo o décimo mais vendido de 2007.

Mario Party 8 foi o décimo game mais vendido de 2007 (Foto: Divulgação/Nintendo)
Para você, quais são os melhores jogos da história? Deixe sua lista em nosso Fórum!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo