A Nintendo anunciou novos detalhes sobre o Nintendo Switch, seu novo console, entre eles, algumas especificações técnicas. Com lançamento marcado para 3 de março, o aparelho chega como um híbrido de videogame de mesa e portátil, permitindo que o jogador jogue tanto na TV quanto leve a diversão para qualquer lugar, no modo tablet.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild ganha trailer e data de lançamento

E em meio a jogos, preço e data de lançamento, vieram também algumas características técnicas do novo console. Normalmente a Nintendo não divulga os detalhes sobre o hardware e elementos como processadores e memórias. Entretanto, sabemos, agora, alguns detalhes sobre o funcionamento do aparelho, confira:

Nintendo Switch tem lançamento marcado para o dia 3 de março (Foto: Divulgação/Nintendo)

Tela: 6,2 polegadas, multi-touchscreen capacitiva;
Resolução: 1280 x 720 no console, 1920 x 1080 na televisão via cabo HDMI;
Som: saída P2 para fones de ouvido, 5.1 surround a partir da doca de conexão à TV;
Bateria: de 3h a 6h;
Mídia: cartões de memória proprietários;
Armazenamento: 32 GB de memória interna, expansível com cartões micro SD;
Conexão: Wi-Fi, Ethernet, wireless local para até oito jogadores;
Processador: NVIDIA Tegra customizado, sem especificações divulgadas.

Aqui, também é importante ressaltar alguns detalhes. Como já era de se esperar, a utilização do Nintendo Switch na televisão permite um aumento na resolução dos games, e até uma melhoria visual. A fabricante não entrou em detalhes sobre isso, mas as especificações deixam claro que os games se comportarão de maneiras diferentes de acordo com o modo de visualização.

Outro esclarecimento interessante deve ser feito sobre a bateria, que, conforme revelado pela Nintendo, possui uma autonomia diferente de acordo com o título que está sendo rodado, podendo variar de 3h a 6h. É um sistema mais ou menos como o que temos hoje nos smartphones, onde apps que exigem maior poder de processamento ou recursos do sistema gastam mais energia do que os mais simples.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild, por exemplo, se encontra na lista dos maiores “gastadores” de bateria do Switch, podendo reduzir a autonomia do console para até 2h30m. Por outro lado, games mais simples como Snipperclips garantem mais autonomia para o aparelho.

Assista ao trailer de apresentação de The Legend of Zelda: Breath of the Wild:

O Nintendo Switch também utiliza a mesma tecnologia dos consoles portáteis, e abandona os discos de jogos em prol de um cartão de memória proprietário. Além disso, dispositivos micro SD podem ser usados para expandir a memória interna de 32 GB do console. Mas eles devem ter, no mínimo, 4 GB de capacidade, decido a critérios de compatibilidade.

Switch também traz multiplayer local sem fio para até oito jogadores (Foto: Divulgação/Nintendo)

Além de sua rede online, que será paga como no PS4 e Xbox One, o Switch traz um si

... stema de multiplayer local, sem fio, para conectar até oito consoles simultaneamente. Sendo assim, quem possuir o console pode jogar junto, cada um em sua tela, como se estivessem conectados à internet, mas sem a necessidade de conexão ou dispositivos externos em funcionamento.

Por fim, vale a pena citar a parceria entre Nintendo e NVIDIA, levando os chips Tegra, usados em dispositivos móveis com alta performance gráfica, também ao Switch. Aqui, está em ação uma versão customizada do hardware, que não teve suas especificações divulgadas. A fabricante também não fez promessas quanto ao potencial visual da plataforma nem comentou sobre como ela se equipara ao Xbox One e PS4.

O Nintendo Switch ainda não tem data prevista para chegar ao Brasil. Nos Estados Unidos, ele chega em 3 de março custando US$ 300.

O que você está achando do Nintendo Switch? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo