Donos de celulares Motorola mais recentes, como o Moto G 4 e o Moto Z, ainda vão esperar mais pela atualização do Android. A versão 7.0 do sistema, apelidada de Nougat, foi confirmada em diversos modelos da fabricante. A expectativa era de que o update chegasse ainda em 2016, mas isso era baseado em um cronograma válido para os Estados Unidos. Em conversa com o TechTudo, a Motorola esclareceu que não há uma previsão para que a atualização chegue aos smartphones vendidos no Brasil.

Celulares Motorola em 2016: veja lançamentos do Moto Z e da linha G 4

A fabricante limitou-se a dizer que os celulares como Moto G 4 Plus e o Moto G 4 Play terão o Android 7.0 Nougat "em breve", porém sem especificar uma data.

A Motorola também afirmou que o Moto Z nacional – vale lembrar que o americano tem processador mais potente – e o Moto Z Play começaram a receber a atualização. No entanto, clientes ainda cobram a versão mais nova do Android por meio das redes sociais. Um internauta cobrou no Twitter: "Cadê a atualização, Lenovo?!", em uma mensagem direcionada à Lenovo, dona da Motorola. Em outra postagem, a Lenovo Brasil disse a um consumidor que "Isso é com a Motorola Brasil", sem responder a dúvida.

O engenheiro mecânico Matheus Luciano, dono de um G 4 Plus, disse estar decepcionado com a marca. "Ter o Android atualizado e sem muitas alterações da fabricante é um fator que me leva à compra. Se continuar nesse caminho, terei que repensar a aquisição de Motorolas no futuro", completou o morador de São Carlos (SP).

Moto Z tem leitor de digitais na parte frontal e tela de 5,5 polegadas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Quatro modelos de celular da Motorola apareceram na lista dos mais procurados do Natal de 2016, segundo um levantamento do comparador de preços Zoom. Ocupando o segundo lugar do ranking, o Moto G 4 Plus com armazenamento de 32 GB chama a atenção por causa do bom desempenho (devido ao processador octa-core e aos 2 GB de memória RAM), aliado à tela grande, de 5,5 polegadas. Durante as compras de fim de ano, lojas venderam o produto por valores entre R$ 1.169 e R$ 1.909.

Um dos destaques do mundo da mobilidade em 2014, o Moto G 3 não receberá a atualização para o Android 7.0.

Modelos que vão receber o Android N

Confira abaixo a listagem oficial de produtos da Motorola que vão receber o Android 7.0. A segurança, maior rapidez na execução dos aplicativos e bateria mais longeva estão entre as promessas do Google com o novo sistema. O anúncio foi feito em maio de 2016, nos Estados Unidos, durante a conferência Google I/O.

Moto G 4;

– Moto G 4 Plus;

Moto G 4 Play;

– Moto X 3 Pure Edition;

Moto

... X Style;

Moto X Play;

Moto X Force;

– Moto Maxx 2;

– Moto Z;

– Moto Z Play;

Nexus 6.

A distribuição da atualização do Android é feita pelo processo chamado em inglês de over the air. Na prática, o consumidor deve aguardar que uma notificação informe sobre a disponibilidade do update. Basta que ele confirme o interesse em instalar o Android 7.0 e depois reinicie o smartphone. O passo a passo lembra bastante o que a Apple faz com o iOS, o sistema do iPhone. 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo