Disponível no YouTube pela primeira vez a partir de 2010, o suporte para vídeos com resolução 4K transformou o site na maior biblioteca de vídeos UltraHD online. Agora, o YouTube está levando o conteúdo um passo adiante com a liberação do streaming 4K para vídeos padrão e também em 360°. As transmissões em tempo real ainda utilizavam baixa resolução para poder viabilizar o stream em conexões fracas, e talvez por isso, tenham demorado tanto a receber o suporte a 4K. 

Canal no YouTube tem URL definitiva; saiba o que fazer se precisar mudar

Segundo o anúncio, o suporte para esse novo formato permitirá que os criadores de conteúdo façam transmissão usando vídeo de alta resolução em formatos de 360 graus e padrão, a uma taxa de 60 quadros por segundo. 

YouTube liberou o streaming 4K para vídeos padrão e também em 360° (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A mudança na qualidade do streaming será mais perceptível do que quando o serviço recebeu o suporte a vídeos HD. Afinal, 4K é um salto gigante em relação ao vídeo em resolução HD. Isso porque essa resolução mostra um total de oito milhões de pixels, com uma imagem que tem quatro vezes mais definição de um mesmo vídeo em 1080p.

A mudança ficará ainda mais evidente em vídeos de 360°, onde a qualidade irá impactar diretamente na transmissão. Com a clareza das imagens, o espectador será praticamente transportado para dentro desses vídeos.

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

Isso fará com que as transmissões ao vivo pareçam melhores, mostrem uma imagem mais detalhada e nítida e não fiquem tão desfocadas quando ocorrer alguma ação rápida na tela. E como o YouTube suporta 4K em até 60 quadros por segundo, os criadores poderão produzir um conteúdo que

... pareça suave e mais realista.

A simples adoção do 4K em stream de vídeos padrão e em 360°, só não será interessante para quem acessa o YouTube em conexões de baixa velocidade. Mas isso não chega a ser um problema, já que o serviço ainda fornece versões em resoluções menores, que funcionam muito bem nesse tipo de acesso.

Via Youtube e The Verge


>>> Veja o artigo completo no TechTudo