O Facebook permite categorizar seus contatos adicionando em listas que mudam a forma com que os posts aparecem no seu feed de notícias. Para os amigos classificados por “melhores amigos”, por exemplo, o usuário recebe notificações a cada post. Em “conhecidos” ficam aqueles que você deseja ver menos no Feed. Já os “restritos” são aquelas pessoas que você deseja manter na rede social, mas não quer que visualizem suas postagens.

Como limpar rastros do seu último acesso ao Facebook do navegador

Além das categorias automáticas, ainda é possível criar listas personalizadas da família, trabalho ou faculdade, para ver todas as atualizações na mesma tela. Dessa forma, fica mais fácil encontrar amigos específicos e, até mesmo, fazer postagens exclusivas. Confira todas as dicas neste tutorial para computador.

Veja como usar as listas do Facebook para organizar seus amigos (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Criar uma nova lista personalizada

Passo 1. Para encontrar as suas listas de amigos, primeiro será necessário fazer login na plataforma pelo computador, usando o nome de usuário e senha. Após isso, encontre a categoria de “Amigos” no menu da esquerda da rede social e clique em “Mais”;

Acesse o menu de amigos no menu da lateral no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na tela da direita estarão todas as listas adicionadas na sua conta do Facebook. Você pode usar uma das criadas automaticamente ou adicionar uma personalizada. Para isso, clique em “Criar lista” no botão do topo direito;

Crie uma lista personalizada para organizar seus amigos do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Digite o nome da lista que preferir e adicione seus amigos escrevendo o nome das pessoas no campo de texto em “Membros”. Confirme em “Criar”;

Adicione seus contatos na lista personalizada do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Será criada a lista personalizada e você poderá ver todas as atualizações desses amigos específicos em um só lugar, poupando tempo. Além disso, é possível selecionar uma lista específica na hora de fazer suas postagens pessoais. No topo direito da tela há um botão para “Gerenciar lista”, onde é possível renomear, editar ou até excluir a lista;

Confira a lista criada com as atualizações de seus amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
... div>

Passo 5. No mesmo menu anterior de “Amigos” note que sua lista personalizada foi adicionada. Clique no ícone de engrenagem na lateral direita e acesse mais recursos.

Será possível “Adicionar aos Favoritos”, para acessar de forma mais rápida com um atalho no menu da esquerda da rede social. Se preferir, clique em “Apagar lista” para deletar o item.

Você pode adicionar sua lista nos atalhos de favoritos do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Lista de Melhores amigos

A lista de melhores amigos permite que o usuário receba alertas no seu Facebook de todas as atualizações dessas pessoas adicionadas na lista. A dica é ideal para quem não quer perder postagens de contatos específicos.

No botão de “Editar lista” você adiciona seus amigos. O usuário ainda vê todas as atualizações na mesma tela e pode fazer posts exclusivos para eles. 

Edite a lista de melhores amigos do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Lista de Conhecidos

Em “Conhecidos” podem ficar aqueles contatos que você não tem muita convivência ou intimidade. Com essa lista, você passa a ver com menos frequência as atualizações dessas pessoas no seu Feed de Notícias.

Também é ideal os contatos que postam muitas coisas incômodas durante o dia, mas você não deseja deixar de seguir por completo. No botão de “Gerenciar lista” é possível adicionar novos contatos e ainda fazer postagens especificas para essas pessoas, usando o campo de texto no centro da tela. 

Edite a lista de conhecidos e reduza os posts no seu Feed de Notícias do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Lista de Restritos

Caso queria restringir seus posts pessoais, para que certos contatos não vejam nas atualizações, você pode usar essa lista. Assim, esses amigos continuarão adicionados na sua rede social, mas só verão os posts públicos ou nos quais eles estiverem marcados.

No botão de “Gerenciar” você pode adicionar novos contatos e também acompanhar um Feed exclusivo com as postagens dessas pessoas. 

Use a lista de restritos para impedir que certos contatos vejam seus posts (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Como saber quem me excluiu do Facebook? Tire suas dúvidas no fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo