O Google Keep possui uma ferramenta de anotação à mão no aplicativo para Android. Com o recurso, é possível desenhar e criar esquemas sobre páginas em branco e imagens com a ponta dos dedos ou com uma caneta stylus como a S Pen. Por enquanto, a função ainda não está disponível no app para iPhone (iOS). Veja, no passo a passo abaixo, como fazer rascunhos no app de anotações do Google.

Lista tem 15 dicas de sites e apps do Google pouco conhecidos e úteis

Como fazer desenhos com os dedos

Criar novas notas: na tela inicial do Google Keep, toque sobre o ícone de caneta na barra inferior. Uma tela em branco aparecerá para que o usuário comece a fazer o seu desenho. Na parte inferior, existem alguns controles, que detalharemos a seguir, e, no topo da tela, há os botões para desfazer e refazer. Quando terminar, toque no botão de voltar para adicionar título e mais conteúdo à nota.

Google Keep permite criar nova nota com desenho na tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Criar desenho em notas existentes: abra uma nota no Google Keep, toque o botão “+” e escolha a opção “Desenho” para abrir uma tela em branco. Quando terminar, basta tocar no botão de voltar para salvar o trabalho.

Google Keep permite adicionar desenhos a notas existentes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como fazer anotações em imagens: toque em uma imagem anexada em uma nota do Google Keep para abri-la em tela cheia. Em seguir, toque sobre o ícone de caneta para começar a editá-la. Quando terminar, basta tocar sobre o ícone de “voltar”.

Usuário pode fazer desenhos em imagens no Google Keep (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como configurar a ferramenta de desenho do Google Keep

A seguir, explicaremos para que serve cada um dos botões da barra inferior na escrita à mão do Google Keep.

Ferramenta de seleção: O botão quadrado e pontilhado serve para selecionar o desenho na tela em branco. Basta tocar sobre o pedaço desejado ou arrastar para selecionar tudo. Ao fim, é possível mover o desenho de lugar ou redimensioná-lo.

Ferramenta de seleção serve para movimentar desenho e redimensioná-lo no Google Keep (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Borracha: o segundo

... botão serve para apagar partes do desenho. Ao tocar na imagem, todo segmento será excluído. Se quiser, de um segundo toque no ícone para limpar tela.
Google Keep tem borracha para que usuário apague desenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Canetas: Da esquerda para a direita, o Google Keep traz três tipos de canetas: ponta fina (esferográfica), ponta média (hidrográfica), ponta grossa (marcador de texto). Sempre que quiser mudar a cor ou o tamanho da escrita, basta dar um novo toque sobre o ícone da que estiver usando.

Google Keep tem três diferentes tipos de canetas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como usar as ferramentas de escrita e desenho à mão do Google Keep para Android.

Qual é melhor: Evernote ou Google Keep? Opine no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo