O Google Daydream é o novo projeto da gigante de buscas de realidade virtual, um sucessor mais avançado do Cardboard, que conta com um óculos VR e um controle para para navegar em aplicativos ou games. O anúncio oficial do Daydream foi feito durante o Google I/O 2016, com data de lançamento prevista para novembro do mesmo ano. O sistema estará disponível para smartphones que usem o Android a partir da versão 7.0 e que tenham componentes específicos.

Veja o que é Cardboard, gadget do Google de realidade virtual

Novo óculos VR do Google promete ser mais avançado que o Cardboard (Foto: Reprodução/Google)

Ao contrário do Cardboard, que podia ser usado com qualquer telefone, o Daydream precisa que os aparelhos possuam sensores e telas específicas para oferecer experiências mais suaves e com menor latência. A princípio, o Google tem trabalhado com oito fabricantes para desenvolver smartphones compatíveis: Samsung, HTC, LG, Xiaomi, Huawei, ZTE, Asus, e Alcatel. O primeiro telefone compatível, o Axon 7 da ZTE, foi lançado em julho de 2016.

Hardware do Daydream

O hardware do Daydream é composto de um headset criado para uso prolongado. Da mesma forma que o Cardboard, usa o smartphone no lugar das lentes. Além disso, não possuirá um botão dedicado, com todos os comandos feitos através de um controle especial. Este periférico é capaz de rastrear rotação e orientação e possui um trackpad e dois botões para que o usuário possa interagir com os aplicativos.

Vale a pena comprar o VR BOX, óculos de realidade virtual? Veja o que dizem os usuários do TechTudo

O Daydream é compatível com aplicativos desenvolvidos com o SDK específico do Google para realidade virtual e também com programas feitos com Unity e Unreal que sejam criados com os kits de desenvolvimento específicos para

... estas ferramentas. Eles poderão ser baixados na Play Store normalmente, mas, no início, serão limitados a desenvolvedores inscritos no programa de acesso da plataforma.

A princípio, o Google planeja vender suas próprias unidades dos óculos, mas as desenvolvedoras de hardware poderão lançar suas próprias versões se desejarem, desde que elas estejam adequadas às especificações da gigante. O modelo final do Daydream ainda não foi revelado e seu preço final também não é conhecido.

Via Google DayDream



>>> Veja o artigo completo no TechTudo