A Samsung anunciou que as memórias RAM do tipo GDDR6 para placas de vídeo estarão disponíveis aos fabricantes em 2018. A informação foi confirmada em uma apresentação realizada pela fabricante na Hot Chips, conferência anual da indústria de semicondutores. Segundo os dados revelados pela empresa, os módulos de memória GDDR6 terão capacidade de dar saída a 14 Gbps (gigabits por segundo) de dados, contra os 10 Gbps possíveis nas memórias GDDR5 usadas atualmente em placas de vídeo e no PS4.

Memória RAM DDR4 da Galax é a mais rápida da atualidade com 4.000 MHz

A eventual chegada das memórias em 2018 depende do interesse de AMD e NVIDIA em usar a tecnologia em seus produtos a serem lançados daqui dois anos. Se anos atrás o cenário não impunha muitas dúvidas pela escassez de opções, agora o ambiente é diferente.

Samsung deve lançar memórias RAM GDDR6 em 2018 (Foto: Divulgação/Samsung)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Além do GDDR6 (e GDDR5X, uma versão melhorada do padrão GDDR5), há as memórias HBM e HBM2, desenvolvidas para oferecer alta performance e baixo consumo de energia. A AMD já aplicou esse tipo de RAM nas placas Fury lançadas no ano passado e os resultados se mostraram animadores.

Contudo, por herdar especificações criadas no GDDR5, a nova memória anunciada pela Samsung tem mais chances de emplacar do que o HBM, que depende de um processo de adaptação mais extremo no

... s designs dos fabricantes.

A memória RAM GDDR6 com maior velocidade e, segundo a Samsung, consumo menor de eletricidade, é incentivada pela crescente necessidade de performance em placas gráficas. A chegada da realidade virtual e novos jogos, pensados para rodar em 4K ou além, estão pesando bastante nas memórias GDDR5 atuais.

Via PC World

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo