Uma das primeiras dúvidas para quem vai comprar uma impressora é: devo escolher uma HP ou Epson? As duas opões são as principais fabricantes dos aparelhos no Brasil e oferecem muito modelos diferente. Pensando nisso, o TechTudo preparou um compilado de informações das duas principais marcas do mercado brasileiro para te ajudar na sua próxima compra. Confira!

Empresa chinesa constrói primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D

HP é uma das principais opções na compra de impressoras (Foto: Divulgação/HP)

Se o seu primeiro filtro é o preço, melhor pular para a próxima etapa. Os preços de ambas as marcas são semelhantes em todos os modelos, desde impressoras simples até multifuncionais profissionais. Ambas também oferecem somente um ano de garantia. O primeiro passo de economia está, então, na própria impressão.

Os cartuchos das impressoras Epson são mais baratos porque a cabeça de impressão fica na própria impressora. Porém, a desobstrução é extremamente difícil, sendo necessário quase sempre levar à uma assistência técnica. Ou seja, apesar da HP ter cartuchos mais caros, em longo prazo pode se tornar mais vantajoso que pagar o conserto da Epson.

Por outro lado, a Epson oferece diversos modelos de impressoras Bulk Ink. Ao invés de usar cartuchos, essas versões têm tanques de tinta que são muito mais econômicos. Além de ter um espaço maior para a tinta, a durabilidade também é maior, tornando-se mais econômico. É preciso somente ter cuidado com o nível de tinta, já que as impressoras entendem o nível de tinta por folhas impressas e não através de alguma tecnologia. Dessa forma, o melhor é esperar a tinta acabar para encher o tanque.

Bulk Ink é boa alternativa para economizar (Foto: Divulgação/Epson)

Em geral, a qualidade de impressão da Epson é melhor do que a HP. Ao testar, por exemplo, a Epson L355 e a HP Officejet Pro 251 dw (CV136A), as cores da Epson são mais vivas em comparação com o outro modelo. Mas isso, claro, pode depender da qualidade de cada impressora.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Qualidade de imagem pode ser bastante diferente (Foto: Divulgação/HP)

As duas empresas têm opções de impressoras sem fio e aplicativos para impressão direto de seu dispositivo móvel. Mas a Epson ainda traz algumas desvantagens em seu Wi-Fi que, muitas vezes, é desconfigurado sem motivo aparente.

Conectividade é aposta de ambas
... empresas (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Caso você precise de suporte, as duas empresas possuem locais autorizados em todo o Brasil. Além disso, existem muitas informações úteis nos dois sites, como a possibilidade de baixar os drivers das máquinas. Um ponto positivo da HP é a possibilidade do próprio portal identificar o produto, sem que seja necessário o usuário saber todas as informações.

Em resumo, as marcas oferecem vantagens e desvantagens diferentes. Uma coisa é certa: as duas são ótimas e têm os melhores modelos do mercado. O ideal é pensar no seu perfil de usuário e identificar o que é mais vantajoso. Ficar de olho nas promoções também pode fazer a diferença. Boa sorte com a compra!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo