A Gigabyte apresentou uma versão mini ITX da Geforce GTX 1070 da NVIDIA que, com overclock de fábrica, se torna a placa de vídeo no formato super compacto mais poderosa da atualidade. Apesar de demonstrar o novo produto, abrindo o jogo inclusive sobre a performance esperada do modelo, a Gigabyte preferiu não detalhar preços e disponibilidade da placa no mercado.

GeForce ou Quadro: qual a diferença entre as placas da Nvidia?

A nova geração da Geforce (GTX 1070 e 1080) vem sofrendo com problemas de abastecimento e a relativa escassez das GPUs pode estar por trás dos lançamentos fragmentados da Gigabyte e de suas concorrentes.

A GTX 1070 mini ITX tem 7 polegadas de comprimento, o que a faz uma polegada mais comprida do que a Radeon Nano, da AMD, até então a placa gráfica no formato compacto mais rápida do mundo.

Placa da Gigabyte assume o posto de mini ITX mais rápida do mundo (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em relação à performance, a Gigabyte realizou algumas modificações nas especificações base da placa da Nvidia, saindo de 1.506/1.683 MHz de velocidade para 1.556/1.746 MHz. São ganhos tímidos que devem representar melhorias em performance apenas em situações de altíssima demanda em jogos exigentes e em realidade virtual.

Design do sistema de refrigeração tem performance 23% melhor, diz a Gigabyte (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Para quem se interessa em comparar com as opções da AMD, espera-se que a resposta demore um pouco. Novas Radeon que encaixem no formato mini ITX n

... ão devem surgir antes do fim do ano, quando espera-se que novas placas de vídeo com processadores Vega da marca sejam lançadas na janela de vendas do natal.

O cenário das placas de vídeo mini ITX anda aquecido porque, nos últimos anos, a ideia de computadores gamers compactos, que você pode instalar com facilidade na sala, acabou se tornando mais atrativa.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo

Via Gigabyte, Anand Tech



>>> Veja o artigo completo no TechTudo