Você pode não saber, mas Street Fighter, Pokémon e a série Persona possuem uma coisa em comum: suas inspirações. Estes e outros games foram inspirados no mangá JoJo’s Bizarre Adventure, que é publicado no Japão desde a década de 1980, tem um anime e também recebeu um novo game para PS4, com o subtítulo de Eyes of Heaven. Confira as curiosidades que renderam homenagens em outros games:

Saiba como assistir animes com o aplicativo Crunchyroll no PS4

JoJo’s Bizarre Adventure: Eyes of Heaven

Antes, é preciso conhecer o material original: JoJo’s Bizarre Adventure é um anime que conta a história das gerações da família Joestar, que sempre lutam contra criaturas estranhas e poderosas ao longo dos anos. A saga começa nos anos 20 e se desenrola até os anos 2000, pulando de filho em filho, de pai em pai, sempre com foco diferente a cada temporada.

JoJo's Bizarre Adventure: Eyes of Heaven chega ao PS4 (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Os membros desta família possuem poderes especiais que ajudam nos combates, como Hamon, que é uma energia espiritual que serve como ataque, ou os Stands, criaturas místicas que ajudam seus donos nas lutas. O game JoJo’s Bizarre Adventure Eyes of Heaven traz todos esses elementos fantásticos, em uma história inédita e que une todas as temporadas da série ao mesmo tempo, com jogabilidade de ação e pancadaria.

Inspirações mil em jogos de luta

Por ser uma saga clássica e muito conhecida por produtores japoneses, JoJo’s Bizarre Adventure inspirou diversos personagens e games ao longo da história. Algumas destas inspirações estão em Street Fighter. A começar por Juri, lutadora de Street Fighter 4, que teve seu visual e ataques inspirados em Jolyne, heroína da sexta temporada de JoJo, conhecida como Stone Ocean.

Juri e Jolyne possuem visual e mote parecidos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Rose, originária de Street Fighter Alpha, também tem suas raízes em JoJo: com inspirações em Lisa Lisa, uma das personagens da segunda parte, chamada de Battle Tendency. Lisa Lisa tem cabelos similares aos de Rose e também usa um cachecol místico para atacar os adversários.

Rose e Lisa Lisa, lado a lado (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Guile, de Street Fighter, e Benimaru, de The King of Fighters, beberam da mesma fonte: Jean Pierre Polnareff, um dos principais heróis da parte três de JoJo, conhecida como Stardust Crusaders. Polnareff tem o penteado bem parecido com Benimaru, enquanto suas roupas e estilo inspiraram os criadores de Guile.

Benimaru, de KOF, ao lado de Polnareff (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por fim, Necalli, estreante de Street Fighter 5, parece ter usado como base um dos "Homens do Pilar", os vilões da segunda temporada de JoJo, Battle Tendency. Assim

... como Necalli, eles são seres ancestrais com grande poder, incluindo fúria bestial. Uma das aparências secundárias do lutador de Street Fighter lembra ainda mais as origens e inspirações em JoJo.
Necalli, de Street Fighter 5, e um dos Homens do Pilar (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Pokémon e Persona

Os Stands são um dos pontos principais da série JoJo. São criaturas de diversas formas e com poderes dos mais variados, que "saem de dentro" de seus donos e servem para batalha, muitas vezes de forma direta, mas também com poderes indiretos.

Ao longo da saga temos Stands icônicos, como Star Platinum e The World, da terceira temporada, Stardust Crusaders, ou Crazy Diamond, da quarta temporada, Diamond is Unbreakable.

Stands luta por seus mestres, assim como em Pokémon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Sabemos que as inspirações de Pokémon vieram da vida pessoal do criador da marca, Satoshi Tajiri, mas é inegável a semelhança entre os monstrinhos de bolso e os Stands de JoJo’s Bizarre Adventure. Ambos lutam pelos seus donos e há as mais diversas formas para cada um e cada tipo.

Série Persona usa conceito bem similar aos do Stand (Foto: Divulgação/Atlus)

A série Persona é ainda mais parecida com JoJo, já que os personagens usam apenas uma Persona por vez, e elas são invocadas nas batalhas para defender seus "donos". Além disso, a série Persona tem pequenas referências nos personagens, ataques e nas cenas.

Em Pokémon as criaturas também batalham ao comando de seus treinadores (Foto: Divulgação/Nintendo)

Outros jogos usam a fonte de JoJo para se inspirar em personagens, como Dota 2. Um de seus personagens, Phantom Assasin, aparece nas telas de carregamento com uma das poses utilizadas pelos personagens da série.

Phantom Assasin, de Dota 2, posa como Jonathan Joestar (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Bayonetta, Castlevania, Devil May Cry, Final Fantasy X, Skullgirls e Tekken são outros games que pegaram emprestado elementos, nomes e visuais de JoJo’s Bizarre Adventure. Porém, nestes casos, as inspirações são mais sutis e quase imperceptíveis, como nomes ou detalhes nos uniformes.

O que achou do mais novo jogo do Naruto? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo