A Asus apresentou ao mercado brasileiro uma nova versão da série de Z de notebooks com apelo ao custo-benefício. Com o sistema operacional EndlessOS, uma distro Linux com proposta acessível e mais amigável, o Z550MA-XX005 se coloca como opção aos consumidores em busca de notebooks de entrada.

Inspiron 13 da Dell é atualizado para a 6ª geração de processadores Intel

O computador roda com um processador Celeron de quatro núcleos da Intel, tem memória RAM de 4 GB, tela de 15,6 polegadas com resolução HD e 500 GB de espaço em disco rígido. O novo série Z tem preço de R$ 1.999 na loja da Asus e deve chegar a outros pontos de venda em breve.

Notebook da Asus roda o EndlessOS e tem acabamento de qualidade, garante o fabricante (Foto: Divulgação/Asus)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

O EndlessOS, que vem pré-instalado no modelo da Asus, ajuda a explicar o preço baixo do computador. Trata-se de um sistema operacional desenvolvido para rodar em PCs com hardware menos poderoso, em uma estratégia similar ao do Chrome OS, dos Chromebooks.

Apesar disso, o sistema tem a vantagem de oferecer funcionalidade plena mesmo offline, algo nem sempre possível no sistema do Google. Além disso, a distro tem uma proposta educacional, recheada de aplicativos voltados para o ensino e uso por parte de crianças.

Como comparação, o modelo mais próximo do Z550MA-XX005 com Windows 10 é o Z550MA-XX004T, que tem basicamente o mesmo hardware, mas com o sistema da Microsoft. O aparelho sai por R$ 2.199 na loja da Asus.

Notebook tem HDMI, VGA, Ethernet, unidade de DVD, USB e leitor de cartões (Foto: Divulgação/Asus)

Em relação ao computador,

... o hardware o coloca no mesmo nível de outras opções do mercado de entrada. Além do processador Celeron, acompanhado de uma placa gráfica Intel HD Graphics 3000, há leitor de cartões, três portas USB (uma delas 3.0), saída HDMI, gravador de DVD e teclado numérico.

Segundo a Asus, rodando o Linux na forma do EndlessOS, o novo Z550MA-XX005 torna-se compatível com os serviços da Steam. Entretanto, o hardware mais simples do computador não deve permitir que games pesados rodem com facilidade na máquina.

O Chromebook é um bom laptop? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo