A Samsung apresentou um SSD que cabe na palma da mão e é capaz de armazenar 512 GB de dados. Usando a tecnologia NAND em 3D, o disco de estado sólido tem a área do chip menor com a densidade de dados maior. Segundo a fabricante, o módulo batizado de PM971-NVMe pesa apenas uma grama e, além da capacidade de armazenamento, também guarda em seu interior um controlador, que permite que o componente seja reconhecido e acessado pelo sistema.

SSD UV400 da Kingston chega ao Brasil e promete computador mais rápido

O componente possui também um sistema de cache de 4 GB no padrão 4DDR4 de alta velocidade. Apesar das pequenas dimensões, o módulo da Samsung não faz feio em termos de desempenho. De acordo com a companhia, o SSD pode atingir até 1.5 GB/s de velocidade de leitura e 800 MB/s de escrita.

Usando tecnologias de fabricação de chips em 3D, SSD oferece 512 GB (Foto: Divulgação/Samsung)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

O produto terá outras versões, com capacidade menor, de 256 GB e 128 GB. Em todo caso, o módulo de 512 GB permite produzir SSDs com altas capacidades em designs bem compactos. Essa é uma vantagem muito atraente para fabricantes de notebooks, sempre em busca de saídas que permitam dispositivos menores e mais compactos.

Minúsculo, disco de armazenamento cabe na palma da mão (Foto: Divulgação/Samsung)
... v>

A demonstração do SSD não contou com nenhum produto em forma definitiva, voltado ao mercado consumidor. O módulo PM971-NVMe e suas variantes com capacidade menor devem começar a aparecer nos futuros lançamentos da Samsung no mercado de SSDs, especialmente aqueles que operarem com a interface NVMe.

Via PC World

Como recriar repartição SSD em cache original de fábrica? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo