O WhatsApp ficou fora do ar por 1h30 para alguns usuários na tarde desta quinta-feira (19). Os relatos de instabilidade no mensageiro, disponível para Android, iOS e Windows Phone, surgiram nas redes sociais a partir de 17h. Procurada pelo TechTudo, a assessoria de imprensa do app justificou que houve "problema no servidor" e que a queda não foi limitada ao Brasil. O mensageiro voltou a funcionar por volta de 18h30.

Usuários apostam em senha para bloquear WhatsApp, mesmo com a criptografia

Vale lembrar que, no início de maio, a Justiça de Sergipe ordenou o bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72h, porém, a equipe jurídica do mensageiro recorreu a decisão e obteve uma vitória na Justiça, que determinou que ele voltasse a ficar online após 24h de suspensão. 

WhatsApp parou de funcionar? Veja as possíveis causas no Fórum do TechTudo

WhatsApp ficou instável para alguns usuários (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Na ocasião, a medida ocorreu após a Justiça solicitar o compartilhamento de informações para uma investigação criminal, que foi recusada pelo Facebook (proprietário do WhatsApp). O app também adotou criptografia no início de abril, tecnologia que impede a obtenção do conteúdo presente nas mensagens de usuário. O WhatsApp já havia ficado fora do ar por 48 horas, em 16 de dezembro do ano passado, em um contexto similar.

Usuários relatam queda do WhatsApp na tarde desta quarta-feira (Foto: Reprodução/Twitter)


O site americano Is it down right now, que mostra o status dos principais aplicativos, confirmou que a queda do mensageiro não atingiu apenas o Brasil. Segundo dados do site, o app enfrenta problemas desde às 18h, aproximadamente. 

Site Is it down right now mostra queda do WhatsApp (Foto: Reprodução/ Isitdownrightnow)

Ficou fora do ar? Conheça alternativas para continuar trocando men

... sagens

Com os constantes bloqueios do mensageiro, alguns concorrentes do app de mensagens mais usados pelos brasileiros, ganharam destaque nos últimos tempos. Um exemplo é o Telegram, app grátis que permite a configuração para que as mensagens sejam apagadas automaticamente após alguns segundos

Alguns usuários optaram pelo recurso da VPN para utilizar normalmente o WhatsApp. Porém, é importante destacar que a VPN funciona como uma rede privada dentro da Internet. O "proprietário" desta rede pode, em tese, as suas conversar por WhatsApp.

Saiba como entrar na VPN no vídeo abaixo:




>>> Veja o artigo completo no TechTudo