O Raspberry Pi Zero, modelo menor e mais barato do computador da Raspberry Foundation, ganhou um conector para câmera. O acessório oferece sensores desenvolvidos pela Sony e é compatível com os demais aparelhos da fabricante. Apesar da revisão de hardware, o modelo mantém o tamanho e o preço original de US$ 5 (R$ 17, em conversão direta).

Raspberry Pi: conheça os modelos e saiba qual o mais indicado para você

A câmera oferecida pela Raspberry Foundation é conectada à placa por um cabo flat de 3,5 mm. Apesar das interfaces semelhantes e da compatibilidade entre módulos e sensores, o cabo do modelo é exclusivo. O Raspberry Pi 3, por exemplo, usa um padrão de cabo um pouco maior.

Câmera poderá ser ligada ao Zero (Foto: Divulgação/Raspberry Foundation)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

A novidade promete causar impacto na comunidade de desenvolvedores que usam o Raspberry em seus projetos. O suporte à câmera, que era uma adição há muito tempo requisitada pelos compradores, deve estimular uma boa quantidade de projetos interessantes com o computador de bolso.

Raspberry Pi Zero é o menor e mais barato dos PCs da fabrica
... nte (Foto: Divulgação/Raspberry Foundation)

Entre os exemplos dos projetos está a criação de câmeras de vigilância doméstica, tornando o Raspberry Pi Zero um sistema de segurança smart e de baixo custo. Outras possibilidades são plataformas educacionais em que os produtos da Fundação costumam ser aplicados.

Via Raspberry Foundation

Mini PC Android é bom? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo