O Google abraçou a causa da igualdade de gêneros e vai usar os famosos emojis para apoiar esta luta. Para isso, funcionários da empresa propuseram novas figurinhas de mulheres ocupando cargos que muitas vezes são associados ao sexo masculino.

Google Maps revela mapas internos de estádios das Olimpíadas Rio 2016

Com a intenção de promover a igualdade no ambiente de trabalho, foram pensados desenhos de engenheiras, cientistas, encanadoras, metalúrgicas, médicas, rockstar… São 13 novos emojis apresentados pelo Google ao Consórcio Unicode, uma organização presente no Vale do Silício que supervisiona a criação de novos desenhos.

Equipe do Google pretende incluir novos emojis femininos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Essa não é a primeira vez que os emojis são atualizados para se adaptarem à realidade. No ano passado, o WhatsApp incluiu figurinhas de diferentes etnias e de famílias compostas por indivíduos do mesmo sexo para lutar contra o preconceito racial e a homofobia. Agora, os trabalhadores do Google pretendem se aliar às mulheres. “Não importa onde você olha, as mulheres estão ganhando visibilidade e reconhecimento como nunca antes “, defenderam os quatro funcionários autores da proposta.

A expectativa é de que a novidade seja aprovada o mais rápido possível, já que, dos 92% dos usuários frequentes de emojis, 78% são mulheres, como afirma o relatório. Além disso, a expressividade que o tema ganhou nos últimos anos, com diversas campanhas nas redes sociais e no mundo digital, também pode acelerar a inclusão dos novos desenhos nos smartphones.

Emojis incluem desenhos de agricultoras, cozinheiras e muito mais (Foto: Divulgação/Unicode)

O projeto, liderado por quatro funcionários do Google, não deve ser a última modificação feita nos desenhos. Por ser uma das formas mais populares de se comunicar na web, os emojis estão em constante evolução e precisam se adaptar às demandas sociais. Outra proposta levantada pela equipe do Google defende que os emojis devem representar todos os indivíduos, inclusive os que não se identificam com nenhum gênero específico. Para isso, eles pretendem criar um design com uma visão mais ampla de gênero.

As profissões escolhidas geralmente são associadas ao sexo masculino (Foto: Divulgação/Unicode)

Vale lem

... brar que as 13 novas figuras também ganharão versões masculinas e que os novos passos da proposta ainda não foram definidos. Os desenhos podem ser alterados, a quantidade pode ser modificada ou a ideia pode ser descartada completamente.

Esta nova fase de mudanças nos emojis poderá ser observada no Android N, sistema operacional do Google, que trará desenhos mais humanos, substituindo as figuras amarelas.

Para ler a proposta completa no site da Unicode, clique aqui.

Via The Guardian e Buzzfeed.

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo