Transições são efeitos comuns em editores de vídeos como Adobe Premiere Pro para deixar a mudança entre clipes, cenas e outros elementos mais suave e agradável na tela. No After Effects, esse tipo de recurso pode ser aplicado para numa série de situações, que podem ir além do simples corte entre A e B. No tutorial a seguir, você vai aprender a como usar os efeitos de transição para amenizar a alternância entre dois clipes de vídeo. Contudo, com os mesmos procedimentos, você pode usar as transições com criatividade em suas composições.

Como adicionar reflexos em fotos no After Effects

Selecione as duas camadas para as quais deseja criar um efeito de transição (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Passo 1. Transições são indicadas para aliviar o corte entre duas imagens, dois clipes diferentes.

O ideal é que você tenha cada material que será dividido pela transição em camadas diferentes. Selecione as duas, como mostra a imagem.

Escolha o efeito de transição que deseja aplicar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Com a primeira camada selecionada, navegue pelo menu “Effect” (Efeitos) e escolha a opção “Transitions” (Transições).

No campo que será exibido, há alguns exemplos de transições que você pode escolher. No nosso caso, aplicamos o “Card Wipe”.

Configure detalhes da sua transição no painel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Observe que um painel de configurações do efeito “Card Wipe” será aberto no After Effects.

Você pode definir uma série de configurações que modificam o comportamento do efeito, aumentando sua duração, diminuindo-a, invertendo a direção do movimento e etc. Cada tipo de transição tem configurações diferentes.

Defina o ponto 0 da sua transição (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Agora é hora de definir o ponto na timeline em que a transição começa. Para isso, você precisa mover a agulha para o ponto em que deseja iniciar a transição, conforme mostra o exemplo.

Defina os detalhes que estabelecem o início da sua transição no painel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Com a agulha marcando o momento em que a transição deve começar, você precisa retornar ao painel de configurações do efeito. Lá, procure pelo item “Transition Completion”. Defina o estado da compleição da transição para 0%. Observe que ele é acompanhado com u

... m ícone de relógio, à esquerda. Depois de ter definido a transição em 0%, clique no relógio: esse ato fará o After Effects entender que, o momento que você ajustou a agulha na timeline é o ponto inicial da sua transição.
Escolha o ponto final da sua transição e mova o "Transition Completion" para 100% (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Agora, você vai repetir o passo anterior com vistas em definir o ponto final da transição. Da mesma maneira, defina um instante na sua timeline, em que quer encerrar o efeito no vídeo.

Vá ao painel de controle do efeito e, em “Transition Competion”, marque a porcentagem em 100%. Importante: não clique no relógio novamente!

Você já deverá ver sua transição funcionando no seu trabalho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Pronto! Você já pode ver a transição fazendo efeito na sua composição.

Qual o melhor processador para edição de imagens e vídeos? Confira no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo