O Google Tradutor é uma das plataformas de tradução mais usadas no mundo e completou 10 anos nesta quinta-feira (28). Com capacidade de traduzir 103 idiomas diferentes, 101 a mais desde seu lançamento, a plataforma é usada por mais de 500 milhões de pessoas todos os dias e já tirou muita gente do sufoco. Desde sua origem, o sistema passou por várias mudanças, como a integração de novos recursos e formas diferentes de traduzir conteúdos. O Brasil é o país que mais usa o tradutor online. Confira essas e outras curiosidades na lista do Google abaixo.

Saiba como funciona o Google Tradutor e veja ótimas dicas de como usar

Brasil é o país que mais usa o Tradutor, segundo o Google (Foto: Reprodução/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Com o aplicativo do Google Translate basta tirar uma foto para traduzir placas (Foto: Divulgação/Google)

1. Brasil no topo!

Apenas 8% dos usuários da plataforma de tradução instantânea são dos Estados Unidos - 92% é de outros países. O Google não revelou a lista completa, mas adiantou que o Brasil é o país que mais utiliza o serviço do tradutor online.

2. Idiomas comuns

Segundo o Google, mais de 500 milhões de pessoas usam o Google Tradutor. Os idiomas mais comuns, além do inglês, são espanhol, árabe, russo, português e indonésio.

3. Número de palavras traduzidas

O Google Tradutor é usado para traduzir, em média, 100 bilhões de palavras diferentes todos os dias.

4. Tendências

O Tradutor não é usado apenas para frases comuns. Também reflete mudanças na cultura que põem novos termos em evidência, despertando a curiosidade das pessoas. Segundo o Google, isto fez com que usuários pesquisassem a palavra “selfie” em 2015. E, em meados de abril, após a morte do cantor Prince, muitos se interessaram na tradução da música “Purple Rain”.

5. Comunidade

As traduções do Google não são 100% automáticas. O sistema da plataforma é baseado em técnicas de aprendizagem das máquinas, mas muitas contribuições são feitas pela Comunidade do Tradutor, que ajuda a melhorar traduções e incluir novos idiomas. Eles são responsáveis por revisar e validar traduções de frases com contexto, fazendo com que a inteligência artificial fique cada vez melhor.

6. Conexões

O Google Tradutor não é apenas uma ferramenta para conhecer palavras novas. Também pode ser usado para facilitar a comunicação entre pessoas que, sem estas ferramentas, teriam dificuldade em se entender. O Google criou um vídeo para mostrar o exemplo de uma comunidade no Canadá que usa a ferramenta para se comunicar com refugiados sírios que falam outra língua de forma instantânea.

7. Lentes de tradução instantânea

O Google possui um recurso chamado Word Lens, compatível com 28 idiomas, que permite traduzir instantaneamente qualquer texto colocado em frente à câmera do celular; veja como traduzir por foto.

Google Tradutor tira muita gente do sufoco traduzindo placas apenas com fotos (Foto: Divulgação/Google)

8. Conversa em tempo real

... >

O aplicativo do Google Tradutor permite que duas pessoas com idiomas diferentes conversem entre si naturalmente. Ou seja, identifica em tempo real o idioma falado e faz a tradução rapidamente. Este recurso funciona em cerca de 32 idiomas.

9. Recursos offline

O Google Tradutor foi desenvolvido para ser usado em situações em que o usuário não tem conexão com a Internet. O recurso de tradução funciona offline sem problemas no Android e o Word Lens não precisa da rede no sistema operacional do Google e no iOS (iPhone) .

O Google Tradutor é confiável? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo