O HelloTalk é um mensageiro para Android e iPhone (iOS), tipo o WhatsApp, que facilita o aprendizado do inglês e outras dezenas de línguas ao criar um canal de conversação entre pessoas de vários países. A ideia é aprender pelo celular com a ajuda de um nativo ou falante avançado de um novo idioma, e ainda fazer amigos estrangeiros.

BLINDSPOT é um app para enviar mensagens anônimas

O principal trunfo do HelloTalk é o conjunto de ferramentas de tradução, que permite conversar com alguém mesmo sem saber falar outra língua. Os recursos incluem tradução e correção de textos escritos, tradução por reconhecimento de voz e várias outras funções que podem ser ativadas dentro das conversas. Confira como tirar proveito do HelloTalk e aprender inglês de graça.

HelloTalk: como usar o app para aprender inglês e outros idiomas (Foto: Divulgação/HelloTalk)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Baixar e configurar

Passo 1. Entre com uma conta já existente ou registre uma nova. Você tem a opção de fazer login direto com o Facebook ou o Twitter, ou criar uma conta usando um endereço de e-mail.

Entre ou faça um novo cadastro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na tela seguinte, configure seu perfil selecionando o seu país de origem (“Venho do”) e a sua língua materna (“Nativo”).

Selecione seu país e língua (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Depois disso, escolha o idioma que deseja aprender (“Aprendendo”) e o seu nível de conhecimento nessa língua (“Nível na língua”).

Escolha o idioma que quer aprender (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicionar parceiros e grupos

Passo 1. Na aba de busca, com um ícone de lupa, procure por estrangeiros nativos ou falantes fluentes em outras línguas e que desejam aprender português. O HelloTalk se baseia na troca de conhecimento. Com isso, você sempre terá que ensinar a alguém para aprender também.

Selecione um dos perfis e toque em “Adicionar parceiro” para enviar um convite.

... /695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/06/adicione-parceiros-estrangeiros.png" width="695">Adicione parceiros estrangeiros (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Quando estiver conectado a várias pessoas, poderá criar salas de bate-papo com estrangeiros para conversar em inglês. Para isso, acesse a primeira aba da tela principal e acesse o menu superior. Toque em “Grupo de conversa” e selecione os integrantes do grupo.

Crie grupos de conversação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aprender com um estrangeiro

Passo 1. O chat do HelloTalk é bem completo, com suporte a texto, imagem, vídeo e até a chamadas de voz e vídeo gratuitas. Para começar a usar, envie uma mensagem em português e toque para abrir um menu de opções. Pressione o botão marcado na imagem para traduzir rapidamente o conteúdo para inglês. O resultado da tradução aparecerá logo abaixo da mensagem original.

Traduza mensagens dentro do chat (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Quando seu parceiro responder em inglês, você poderá tocar na mensagem para traduzir de volta para o português ou tocar no ícone de som para escutar a pronúncia.

Ouça a pronúncia de uma mensagem recebida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para praticar sua pronúncia, toque no ícone de microfone para falar uma mensagem e ative a tradução em texto para português para conferir o resultado.

Transforme fala em texto traduzido (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Também é possível ouvir o áudio antes de enviá-lo. Para cancelar, toque no botão com ícone de lixeira.

Ouça sua pronúncia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Estudar sozinho

Pratique sozinho em um chat privado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Também é possível usar o app para praticar sozinho. Para isso, vá até o seu perfil (última aba superior) para acessar textos de conversas salvos como favoritos, o tradutor de línguas e o recurso "Bloco de Notas".

Como aprender inglês pelo celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo