O Facebook Live, ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo da rede social, ganhou um conjunto de novas funções para Android e iPhone (iOS) nesta semana. Entre os destaques estão recursos que deixam o app mais interativo, com maior possibilidade de interação entre transmissor e audiência, além de novas maneiras de compartilhar e encontrar streaming em tempo real para acessar a qualquer momento. O objetivo é atrair o público de concorrentes, como o Periscope.

Facebook lento? Saiba o que pode estar acontecendo

Confira a seguir quais são essas novidades, como usá-las e porque elas devem deixar o Facebook Live ainda melhor – a promessa é de que cheguem em breve por meio de atualização, liberada aos poucos para usuários do Facebook Live no celular.

Vídeo ao vivo em grupos e eventos

Inicie uma transmissão ao vivo dentro de grupos e páginas de eventos (Foto: Divulgação/Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Uma das principais novidades do Facebook Live é a possibilidade de iniciar uma transmissão ao vivo em círculos fechados de audiência, como em páginas de eventos e grupos. Assim, você não precisa mais tornar seu streaming público – uma vantagem considerável para empresas e profissionais que desejam estreitar laços com uma comunidade específica. O mesmo vale para quem promove eventos. Shows, por exemplo, poderão ter prévias e imagens de bastidores ao vivo na rede social para os fãs.

Reações ao vivo

Use as reações do Facebook durante uma transmissão ao vivo (Foto: Divulgação/Facebook)

Com uma clara inspiração nos corações do Periscope, as reações do Facebook também poderão ser usadas durante uma transmissão ao vivo. A cada vez que alguém curtir, rir ou tiver outra reação à transmissão, o emoji aparecerá para todos com uma animação na tela, junto com a imagem da pessoa. É uma forma de aproximar o público e a página ou perfil que faz a transmissão, já que é possível obter um feedback mais detalhado sobre o que é exibido no vídeo.

A maneira de reagir durante um Live continua a mesma do feed do Facebook: pressione o botão curtir e arraste o dedo para selecionar a reação, soltando depois para enviar.

Filtros e desenhos no vídeo

Você poderá transmitir vídeo com filtros e desenhos na tela (Foto: Divulgação/Facebook)

Outro recurso novo permite adicionar filtros a um vídeo que você transm

... ite ao vivo no Facebook, operando como uma espécie de direção de fotografia virtual. Os filtros serão aplicados em tempo real e são parecidos com os disponibilizados pelo Instagram, app do qual o Facebook é dono. Além disso, em breve os streamers poderão desenhar com os dedos na tela, em uma forma curiosa de mandar mensagens de uma só vez a todos que assistem.

Ainda sobre o tema, leia as cinco dicas sobre os novos botões além do Curtir.

Busca de vídeos por popularidade e assunto

Facebook terá busca de vídeos por assunto de interesse (Foto: Divulgação/Facebook)

Há também outras formas de encontrar vídeos na plataforma. No celular, o Facebook promete um local dedicado para acessar conteúdo popular entre seus amigos e páginas favoritas, ou separados em assuntos que mais lhe interessam. Na versão desktop, será possível também pesquisar por transmissões em tempo real ocorrendo em mais de 60 países com a ajuda de um mapa interativo, descrito pela rede social como “uma janela para o que acontece no mundo agora mesmo”.

Convite para assistir a uma transmissão com amigo

Convide amigos para assistir vídeos ao vivo com você (Foto: Divulgação/Facebook)

Para ajudar a popularizar ainda mais o Facebook Live, a rede social permitirá enviar convites para amigos durante uma transmissão, de modo que eles possam se juntar a você imediatamente para assistir a um conteúdo de interesse mútuo.

Ao enviar o convite, seus contatos recebem um aviso na central de notificações do perfil, de onde podem navegar direto para o streaming. Para convidar, basta tocar no botão ao lado do campo de comentário durante qualquer vídeo ao vivo.

Via Facebook

Como ficar com status invisível no Facebook pelo celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo