O arquivo padrão do Microsoft PowerPoint é bem fácil de ser identificado, pois possui um ícone que lembra uma apresentação de slide e a extensão PPT. Mas existem outros tipos de arquivos que, mesmo com ícone diferente, também pertencem ao editor de apresentações da Microsoft. Dentre estes, destaque para formato PPS. Elimine dúvidas sobre o assunto, conheça melhor ambos os formatos e veja a diferença entre os dois. Essas informações são importantes para que você não erre na hora de salvar seu arquivo. Principalmente se precisar editar, enviar por e-mail ou fazer apresentações instantâneas sem complicações.

Como criar um slide mestre em uma apresentação do PowerPoint

Descubra qual a diferença entre o formato PPS e PPT (Foto: Montagem/Edivaldo Brito

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Arquivo PPT

Também chamado de PPTX, um PPT é um tipo de arquivo do Microsoft PowerPoint . O usuário pode abrir, editar e fazer alterações nos slides da apresentação, acrescentando itens, efeitos e outros recursos. Também é possível executar a apresentação e tarefas que o software permite.

Arquivo PPS 

O arquivo PPS pode ser considerado um formato de auto apresentação. Basta clicar duas vezes nele, para que o conteúdo seja exibido automaticamente e a transição dos slides pode ser configurada com cliques no mouse ou através da barra de espaço. O formato é ideal para quem deseja apenas enviar a apresentação ou mostrá-la sem passar pela tela inicial e edição do Powerpoint.

Diferença entre PPS e PPT no PowerPoint

A principal diferença entre PPS e PPT no PowerPoint, está na forma como o programa reage a cada um deles: Abrindo o arquivo para edição (PPT/PPTX) ou mostrando a apresentação automaticamente (PPS/PPSX). Ou seja, na hora de editar, você deve usar o formato PPT e quando quiser apenas mostrar a apresentação, o PPS.

Converta PPS para PPT

Apesar das diferenças, converter arquivos PPS para PPT (ou vice-versa), é simples e pode ser feito usando o próprio Microsoft PowerPoint ou o gerenciador de arquivos do sistema operacional. 

No Microsoft PowerPoint

Você só precisa estar com o arquivo aberto, clicar no menu “Arquivo” e depois na opção "Salvar como”. Na tela para salvar, escolha o formato que deseja converter (PPS ou PPT) e salve o arquivo.

Salvando um arquivo PPS como PPT (Foto: Divulgação/Microsoft)

No Gerenciador de Arquivos

Passo 1. Abra a pasta onde o arquivo está e clique com o botão direito do mouse. No menu que aparece, selecione a opção

... renomear;
Acessando a opção "Renomear" no Windows Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Quando o nome do arquivo ficar em modo de edição, vá até o final dele e mude a extensão do nome para o formato que precisa.

Renomeando um arquivo do Powerpoint (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Isso permitirá que você edite uma apresentação ou transforme um documento em auto apresentação. 

Como transformar duas apresentações do PowerPoint em uma? Veja no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo