O Trello é um serviço de workflow criado para organizar desde tarefas simples que envolvam uma pessoa a grandes processos de trabalho, que contem com a colaboração de um grupo enorme de profissionais. Gratuito, mas também disponível em planos de assinatura, o Trello é onipresente, contando com versões para diversas plataformas e dispositivos.

Saiba tudo sobre o Trello

A seguir, você fica por dentro de dicas que vão facilitar a sua vida na hora de usar o serviço que é famoso por organizar o dia a dia de empresas grandes como Adobe, The New York Times e até mesmo o fluxo de trabalho de grandes equipes do Google.

Trello é um serviço criado para organizar desde tarefas simples (Foto: Reprodução/Trello)

Trello para Chrome

O Trello possui uma extensão para o Chrome que permite acessar os seus quadros e pesquisar dentro deles pela barra de endereços do browser. Para isso, basta que o usuário tenha a extensão instalada e digite “t”, sem aspas e seguido de espaço, para começar a fazer buscas no Trello a partir do Chrome.

Extensão do Chrome é uma mão na roda para quem usa o Trello no navegador do Google (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Outra vantagem do uso dessa extensão é a possibilidade de adicionar cartões aos seus quadros a partir de sites da Internet. Basta acessar a página desejada e clicar no botão referente à extensão, no Chrome. Uma caixa será aberta em que será possível configurar o envio do novo cartão a um board.

Trello para Firefox

Ao contrário do Chrome, o Firefox não dispõe de uma extensão exclusiva e oficial. Mas isso não deve desanimar os usuários desse navegador porque há uma grande quantidade de ferramentas disponíveis para Trello na loja de plug-ins oficial para o Firefox (addons.mozilla.org/pt-br/firefox/search/trello).

Trello conta com complementos para usuários do Firefox (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Chamadas também de “Integrations”, algo que vamos abordar mais adiante, essas extensões são desenvolvidas por terceiros aumentam os recursos do Trello. Há por exemplo o Trello Card Numbers, que determina números para cada cartão de forma a facilitar a vida de quem mexe com muitos cartões.

Trello Web

Quem não é muito fã do Chrome e Firefox não está desamparado, já que o web app do Trello é otimizado para rodar no Safari e Internet Explorer. Ainda que não divulgue suporte ao Microsoft Edge no momento, a ferramenta também funciona corretamente no novo navegador da Microsoft.

Trello roda em navegadores de web (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pelo Trello Web, os usuários têm acesso a todas os recursos de organização de quadros, criação de cartões e divisão de tarefas que são encontrados nas versões para Android, iOS, e Kindle Fire. A ferramenta pode ser acessada até sem instalação, nos navegadores mais recentes do Windows Phone 8, Android e iOS (iPhone).

Trello Android

No sistema operacional do Google, é possível instalar gratuitamente o aplicativo oficial da ferramenta.

Android conta com app gratuito do Trello (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

No app, todos os recursos disponíveis nas versões web do Trello estão acessíveis: criação de cartões, quadros, movimentação de cartões por listas, convite de novos membros e etc. ‘A única restrição é o uso de Integrations e Power Ups que dependem do navegador de Internet.

Trello iOS

Assim como no Android, o Trello no iPhone permite aos usuários visão completa de quadros e das suas tarefas, permitindo também a criação de novos cartões e quadros e convite de novos membros.

Trello também está presente nos dispositivos da Apple (Foto: Divulgação/Trello)

Trello Kindle Fire

O Trello também conta

... com uma edição para o Kindle Fire, tablet da Amazon que roda uma versão modificada do Android. Assim como nas demais plataformas, o aplicativo é gratuito e permite ao usuário amplo controle sobre quadros e cartões.
Trello também tem edição específica para o Kindle Fire, da Amazon (Foto: Divulgação/Trello)

Links de convite

Com o Trello, você pode organizar a sua vida de forma individual, ou aplicar a ferramenta à rotina do seu trabalho. Para isso, você pode convidar seus colegas para novos quadros e cartões.

Você pode gerar links para convidar pessoas para os seus quadros (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Você pode inserir o e-mail da pessoa que deseja convidar na opção “Adicionar Membros”. Outra opção é usar o link compartilhável: qualquer pessoa que receba esse link estará habilitada a acessar o quadro.

Power Ups

Os Power Ups funcionam como pontes com outros serviços da Internet. Há integração com Google Drive, Dropbox, Hangouts, Evernote, Survey Monkey, dentre outros.

Power Ups criam conexões com outros serviços, mas normalmente exigem assinatura do Trello (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

As possibilidades abertas são bem variadas, e deixam o uso do Trello por um grande número de pessoas ainda mais fácil. O único fator que pode limitar o uso dessas ferramentas é que grande parte delas só pode ser conectada ao Trello Business, versão que custa US$ 8,33 (R$ 30), por mês.

Custom Background

Disponível nas versões Business e Gold do Trello, pagas, o recurso permite que seus quadros ganhem um maior nível de personalização graças à possibilidade de trocar o fundo por uma foto, por exemplo.

Usuário pode mudar o pano de fundo do Trello (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Quem não é assinante tem a possibilidade de mudar a cor aplicada no Trello. São nove cores diferentes para escolher.

Stickers

No Trello, os stickers são uma forma legal de marcar cartões com sinais para chamar a atenção dos participantes de um quadro. É possível sinalizar atenção, marcar o cartão como concluído e mais.

Stickers podem ser adicionados a cartões como forma de chamar a atenção dos membros (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Usuários que assinam os modos pagos do Trello têm ainda a possibilidade de personalizar esse recurso ao empregar seus stickers personalizados.

Trello Integrations

Funcionando de forma bastante similar aos Power Ups, Integrations são plataformas que permitem o uso de ferramentas compatíveis com o Trello como forma de melhorar a produtividade, aumentar a eficiência ou simplesmente empregar novos recursos de visualização de tarefas sendo realizadas.

Para não confundir, entenda essas integrações como plug-ins e complementos para o Trello nos mesmos moldes daqueles que você usa nos navegadores de Internet como extensões instaladas.

Integrations funcionam como plugins. Há opções que permitem rodar o Trello como se fosse um app do desktop, por exemplo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Há atalhos como o Gmello for Trello, que permite converter e-mails em cartões com poucos cliques. O Scrum registra o tempo gasto e estimativas derivadas desse número em cada cartão. Ou o Trello External View, que permite visualizar os quadros do Trello numa nova janela sem bordas do navegador, transformando o Trello quase que num desktop app, com visual igual ao dos programas instalados.

Drag and drop

Uma maneira fácil de adicionar anexos a cartões é usando o arrastar e soltar (drag and drop). É possível selecionar uma grande quantidade de arquivos, arrastá-los até o Trello e soltá-los sobre um cartão. Automaticamente, esses arquivos serão anexados ao seu cartão.

A mecânica de arrastar e soltar pode ser usada também para designar membros da equipe a um cartão, para arrastá-lo entre as suas listas e até para organizar a ordem delas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo