O plugin Java utilizado nos navegadores, como o Internet Explorer, da Microsoft, é um dos componentes do Java Runtime Environment ou JRE. É um ecossistema de software para execução de conteúdos escritos em java, como applets gravados nesta linguagem e que são executados dentro do browser.

Como atualizar Java 7 para a nova versão 8

Sites de banco geralmente utilizam o Java para a autenticação do cliente e permissão do uso do Internet Banking. Quando este plugin não funciona, o usuário será impedido de realizar determinadas funções no navegador, como o acesso à sua conta bancária, por exemplo. Veja agora o que fazer caso o plugin Java não funcione no Internet Explorer.

Resolva problemas com o Java no Internet Explorer (Foto: Divulgação/Microsoft)

Atualize o Java para a versão mais recente

O Internet Explorer possui um recurso de segurança chamado “bloqueio de controle ActiveX”. Ele serve para manter atualizado os controles do ActiveX. E o Java é um deles. Se o Java estiver desatualizado, este recurso de segurança irá bloquear sua execução.

A resolução deste problema é simples: basta atualizar o Java para a sua versão mais recente. O próprio Internet Explorer vai mostrar um pop-up sugerindo a atualização, exibindo um link. Caso não queira usar este método, basta ir no site da Oracle e baixar a versão mais recente.

Essa situação é válida para o Windows 7 com SP1 e Internet Explorer versões 8 a 11, e o Windows 8 com a versão nativa do Internet Explorer.

Veja dicas para resolver problema do Java no Explorer (Foto: Divulgação/Oracle)

Reinicie o Internet Explorer

Em algumas situações, ao instalar o Java 7 no Internet Explorer, o plugin pode não ser registrado automaticamente ou mesmo não ser instalado adequadamente. O primeiro passo é reiniciar o Internet Explorer. Se fizer isso e a mensagem de erro não desaparecer, reinicie o sistema operacional. Caso também não funcione, a única opção é desinstalar o programa e tentar instalar novamente.

Download

... grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ative as Definições de exibição de compatibilidade

Para executar applets Java no Internet Explorer 9 em diante, é preciso ter a versão 6u24 ou superior instalada. Além disso, as definições de exibição de compatibilidade devem estar ativadas.

Com o Internet Explorer aberto, clique na guia “Ferramentas”, depois em “Definições de exibição de compatibilidade” e clique no botão “Adicionar”. Então, é só adicionar o site nestas definições que o Java irá funcionar normalmente.

Quais são os melhores aplicativos em java para celular? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo