O site Internet Archive, conhecido por ter liberado mais de 2.400 jogos do MS-DOS para jogar no navegador, agora estendeu a seleção de títulos para o antigo Windows 3.1 da Microsoft. São mais de 1.000 games do antigo sistema operacional, e velhos favoritos como Ski, BangBang, Campo Minado (Minesweeper) e Paciência (Solitaire) estão presentes.

Site libera 2.400 jogos clássicos do MS-DOS para jogar online

O funcionamento dos jogos para Windows 3.1 é semelhante ao dos games já liberados para MS-DOS e contam com o mesmo emulador para reproduzi-los, o DOSBox. Isso porque as versões iniciais do Windows eram baseadas no MS-DOS, até mesmo o Windows 95 e 98. O antigo sistema foi abandonado apenas a partir do Windows XP.

Internet Archives traz mais de mil jogos clássicos do Windows 3.1 para jogar no seu navegador (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Além dos jogos já mencionados, há muitos outros clássicos que valem jogar, como: BoxWorld, Monopoly Deluxe, Wintrek, SimEarth, Hanna-Barbera’s Cartoon Carnival, Brick Breaker II Turbo, Missile Attack, Pipe Dream, WinAnt, Pool, Jewel Thief, The Adventures of MicroMan, Daleks, Chess (Xadrez), Checkers (Damas), Klik & Play, TC Chopfliter, WVBout, WVPong, Brats, Wheel of Fortune e mais.

Como jogar

Passo 1: Acesse a coletânea de jogos do Internet Archive.

Passo 2: Escolha um jogo e clique nele. Uma nova janela abrirá.

Clique no botão quando
... a mensagem "Click to Begin" aparecer e comece a jogar os clássicos do Windows 3.1 (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Passo 3: Nesta nova janela, clique no centro da tela para ativar o emulador. A mensagem “Click to Begin” aparecerá quando o mouse estiver sobre o botão. O carregamento do jogo será feito automaticamente.

O cursor do mouse ficará “preso” no emulador. Para liberá-lo, basta pressionar a tecla Esc.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo