O popular ISO é um formato de gravação para CDs e DVDs muito utilizado para softwares e sistemas operacionais, como o Windows. A sigla ISO significa Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization, em inglês). Esse tipo de gravação permite manter os padrões originais com cópia em uma “imagem” perfeita. 

Como emular arquivos ISO no Windows

Dessa forma, no caso do Windows 10, a imagem ISO foi disponibilizada pela Microsoft e o usuário pode manter essa cópia como se fosse original do sistema operacional para instalar em seus PCs. Conheça mais detalhes sobre o formato ISO e sua aplicação.

Entenda o que é imagem em formato ISO para gravar seus CDs e DVDs (Foto: Pond5)

Conheça mais sobre o ISO

Quando o usuário baixa algum arquivo em formato ISO, também chamado de “imagens de disco”, significa que os diretórios já estão preparados para serem gravados em CD ou DVD, dependendo do tamanho do item.

Isso porque o CD tradicional suporta cerca de 700 MB, e o DVD 4,7 GB; caso seja um Dual-Layer essa medida pode aumentar. Então o primeiro passo antes da gravação é conferir o tamanho do arquivo e escolher a mídia correta.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O formato é popular para instalar Windows ou sistemas operacionais, como o Ubuntu, mas não serve apenas para isso, pois também pode ser utilizado em diversos tipos de diretórios gravados em CDs/DVDs. É possível também converter mídias com vídeos, áudios, dados e softwares.

ISO e o Windows

O ISO foi utilizado pela Microsoft como forma de disseminar o mais recente sistema operacional Windows 10, com instalação gratuita dependendo das configurações do PC. Com o ISO, o usuário tem uma cópia “perfeita” em disco da plataforma para instalar em quantos computadores desejar.

Quais os melhores programas para compactar/descompactar e abrir ISOs? Confira no Fórum do TechTudo.

O arquivo em ISO é importante para fazer uma formatação limpa, sem manter arquivos e com o sistema “sem erros”, ou serve também como alternativa ao instalador automático integrado nas versões anteriores do sistema operacional.

Microsoft disponibiliza sistemas Windows em formato ISO para internautas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A Microsoft disponibilizou o Windows 10 em formato de imagem ISO para os usuários, que pode ser encontrado para download no TechTudo. Se preferir, é possível baixar versões mais antigas da plataforma, também em ISO. Por exemplo, está disponível para o Windows 7. No entanto, fazer o download o usuário precisa ter o número de licença original do sistema.

Para o Windows 8.1 o usuário também pode baixar a ferramenta que permite fazer a gravação da mídia em ISO. Para instalar, é necessário ter a licença do produto.

Dessa forma, o internauta pode formatar ou reinstalar o sistema, caso não tenha mais o CD original. Para descobrir

... o número da licença do Windows instalado no seu computador, confira nos seguintes tutoriais para as versões Windows 7, Windows 8 e o Windows 10:

Como criar uma imagem ISO

Alguns programas permitem a criação de imagens ISO para a cópia em CDs e DVDs com softwares e demais arquivos. Um deles é o DAEMON Tools, que permite até emular arquivos de ISO, e faz com que os programas rodem no computador sem precisar gravar na mídia, de forma mais prática. Saiba como criar uma imagem ISO com o software no tutorial do TechTudo

Programa Daemon Tools permite emular imagens em ISO no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A gravação de imagem ISO pode ser feita diretamente pelo Windows, sem instalar nada. O ImgBurn também tem a mesma função do Daemon Tools e no TechTudo há o tutorial de como emular imagem em ISO



>>> Veja o artigo completo no TechTudo