Em algum momento, você provavelmente vai precisar alterar o brilho da tela do seu PC. Quando você está em um ambiente fechado ou em uma área aberta, por exemplo, pode precisar de diferentes níveis de brilho da tela para conseguir ver o conteúdo. Além de proteger seus olhos, diminuir o brilho também ajuda a economizar energia e aumentar a vida útil da bateria do seu notebook.

Suspender, reiniciar ou hibernar? Entenda formas de desligar o PC

Nesse tutorial, você verá diferentes maneiras de fazer essa regulagem para a utilização de um PC. Poderá ajustar o brilho da tela, manual e automaticamente, conforme a sua necessidade e equipamento.

Veja como ajustar o brilho da tela manual e automaticamente (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Como ajustar o brilho da tela do PC manualmente usando o teclado

Na maioria dos notebooks, você pode ajustar o brilho da tela pressionando algumas teclas. Esses equipamentos geralmente possuem teclas que permitem rapidamente aumentar e diminuir o brilho, o que facilita essa tarefa. Tudo que você precisa fazer é identificá-las e usa-las. Normalmente elas possuem um ícone que corresponde ao brilho, que pode ser um logotipo do sol ou algo semelhante.

Teclas de ajuste de brilho da tela em um notebook (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Geralmente, estas teclas fazem parte da fileira de teclas F, que vão da F1 até a F12 - normalmente elas ficam acima da linha número no teclado. Em alguns aparelhos, elas possuem um ícone com uma cor diferenciada, pois estão associadas a algumas tecla de função, o que significa que além de pressionar a tecla de ajuste, você também terá que pressionar e segurar a tecla Fn em seu teclado.

Como para ajustar o brilho da tela do PC manualmente usando o Windows

Você também pode ajustar o brilho da tela no Windows. Para fazer isso no Windows 10, basta clicar no ícone da bateria na área de notificação e no bloco de brilho. Vale lembrar que esse recurso ajusta o brilho em incrementos de 25% cada vez que você toca nele.

Ajustando o brilho da tela no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Você também pode usar uma opção parecida no Windows 10 e versões anteriores, acessando o Centro de Mobilidade do Windows. Para executar esse programa, pressione as teclas Windows + X, digite mblctr e clique no botão OK ou Enter. Quando aparecer, altere o controle slider do item Brilho do vídeo.

... manual-e-automaticamente-3.png" alt="Alterando o brilho da tela no Centro de Mobilidade do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)" height="350" width="695">Alterando o brilho da tela no Centro de Mobilidade do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como para ajustar o brilho manualmente em um monitor externo

Se o seu PC está conectado a um monitor externo, você precisa usar os botões dele para ajustar o brilho manualmente. Mas se ele for um desses modelos mais modernos, como os que tem função de TV e quase nenhum botão, consulte o manual e use o controle remoto ou as teclas que acessam o menu de opções do dispositivo.

Ajustando brilho da tela do monitor externo via botões (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como ajustar automaticamente o brilho da tela do PC nas configurações de energia

Para ajustar automaticamente o brilho da tela do PC você pode usar as configurações de energia do sistema. É possível definir diferentes níveis de brilho da tela em seu notebook, baseando-se no fato dele estar ou não conectado na tomada. Para isso faça o seguinte:

Passo 1. Clique no botão Iniciar, em seguida em “Configurações” e depois em “Sistema”;

Acessando as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em “Sistema”, acesse o item “Energia e suspensão” e depois clique em “Configurações de energia adicionais”;

Acessando as configurações de energia e suspensão do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de “Configurações de energia adicionais”, vá até o atual plano de energia e clique na opção “Alterar configurações do Plano";

Acessando as configurações do atual plano de energia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela de edição das configurações do plano, mova o controle slider da opção “Ajustar brilho do plano” e deixe como você deseja (“Na bateria” e “Conectado”). Finalmente, clique no botão “Salvar configurações” e estará pronto.

Alterando a configurações do atual plano de energia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como ajustar automaticamente o brilho baseando-se na carga restante da bateria

Você também pode ajustar automaticamente o brilho da tela baseando-se na carga de energia que resta na bateria do seu notebook. Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Clique no botão Iniciar, em seguida em “Configurações” e depois em “Sistema”;

Acessando as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em “Sistema”, acesse o item “Economia de bateria” e depois clique em “Configurações de economia de bateria”;

Acessando as configurações de economia da bateria (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Marque a opção “Reduzir brilho da tela no modo de economia de bateria". Em seguida, escolha o percentual em que você gostaria que o recurso de economia de bateria seja iniciado. Quando a carga da bateria estiver nesse nível, o sistema irá diminuir o brilho da tela para economizar energia.

Alterando as configurações de economia de bateria do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como ajustar automaticamente o brilho de tela do PC baseando-se na luz ambiente

Muitos notebooks modernos possuem sensor de luminosidade do ambiente, o que funciona de forma semelhante à encontrada em smartphones e tablets. O Windows pode usar o sensor para oferecer um “brilho adaptável”, aumentando automaticamente o brilho da tela quando você está em uma área brilhante e diminuindo quando está em um quarto escuro.

Nesse tipo de equipamento, tudo já acontece automaticamente e não é preciso mexer em nada. Mas, caso veja necessidade, para ativar ou desativar a função no Windows 10, abra o aplicativo “Configurações”, selecione “Sistema” e a opção “Tela”. Dentro de “Tela”, mude a opção relacionada ao ajuste automático de brilho. Você só verá esta opção se seu dispositivo possui um sensor de luminosidade ambiente.

Atualização do Windows 10 funciona em PCs piratas? Veja no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo