PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo muito comum na Internet. É usado para diversos fins, desde a criação de manuais de instrução para diversos aparelhos eletrônicos e até mesmo para a elaboração de trabalhos acadêmicos e contratos de compra e venda. A grande vantagem é que os documentos criados em formato .pdf não podem ser editados facilmente por outras pessoas.

Como desbloquear e editar PDF protegido

Porém, existem dezenas de programas gratuitos para instalar e outros que funcionam online, que trabalham como editores de PDF, permitindo que você edite, converta e modifique um arquivo no formato. Veja uma lista dos melhores editores de PDF totalmente grátis para você usar e editar arquivos .pdf.

PDF Editor

PDF Editor é um programa para computadores com Windows totalmente em português que faz edições em documentos em PDF. Possui várias funções, desde fazer edições de texto e imagem, até alterar cores, fazer seleções pontuais de conteúdo e rotacionar fotos em um documento salvo neste formato.

PDF Editor é um dos melhores editores de PDF do mercado (Foto: Divulgação/PDF Editor)

VeryPDF 

Com o VeryPDF você pode colocar marca d´água em documentos PDF, além de adicionar comentários e inserir imagens. O recursos pode ser útil para você marcar um documento PDF particular, ou de uma empresa, e evitar que seus dados sejam pirateados por outras pessoas mal intencionadas.

VeryPDF Editor possui ferramentas bem completas (Foto: Divulgação/VeryPDF Editor)

PDFill PDF Editor

O PDFill PDF Editor permite que você tenha um controle de edição completo, como adicionar comentários, anotações ou mesmo desenhar formas, quadros e balões em arquivos PDF. A sua função mais útil é a de inserir texto formatado recentemente e hiperlinks (links externos) no conteúdo.

PDFill PDF Editor permite que você tenha um controle de edição completo (Foto: Divulgação/Softnic)

Infix PDF Editor

O Infix PDF Editor é um editor de arquivos PDF muito simples, capaz de editar, formatar textos e mudar fontes, tamanhos e cores. Você pode ainda redimensionar, reposicionar e mudar imagens da maneira que desejar sem problemas com nenhum arquivo PDF, independente de como ele tenha sido gerado.

Infix PDF Editor preza pela simplicidade (Foto: Divulgação/Infix)

PDF Scissors

PDF Scissors é um app que

... utiliza a tecnologia Java Web Start para cortar documentos no formato PDF. O app se propõe a uma única tarefa e a faz de maneira muito simples e eficiente: cortar páginas de documentos. Isso pode ajudar donos de leitores eletrônicos a adaptar um texto à tela do leitor.
PDF Scissors faz cortes em documentos PDFs (Foto: Divulgação)

PDF-Tools

O PDF-Tools é um editor de PDF voltado para a conversão de imagens (fotos) e texto para PDF, fusão de documentos, páginas e extração de imagem e até mesmo recursos básicos para edições em PDF. O app irá adicionar uma grande flexibilidade para os seus arquivos nesse formato.

PDF-Tools faz a conversão de imagens e texto para PDF (Foto: Divulgação/PDF Tools)

Win PDF Editor

Win PDF Editor é um editor de PDF completo, com várias ferramentas para você apagar e adicionar itens ao documento já "fechado" de forma prática. Seu funcionamento é similar ao de um editor de fotos, com ferramentas como borracha, pincel, caixa de texto, recursos para adicionar imagens e muito mais.

Win PDF Editor é um dos mais completos editores de PDF (Foto: Divulgação/Win PDF Editor)

Foxit PDF Reader Portable

O Foxit PDF Reader Portable é um programa simples e que não exige instalação. Portable, pode ser até mesmo executado do pendrive, sem problema algum. É essencial para profissionais e estudantes que precisam apenas fazer marcações em arquivos PDFs, sem muitas ferramentas avançadas.

Versão portable do famoso editor da Foxit (Foto: Divulgação/Foxit)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

PDFescape Extension

O PDFescape é uma extensão para o navegador Firefox, que permite que você edite arquivos PDF online, direto do navegador, sem baixar nada. Conta com um grande número de ferramentas para edição, tanto de fotos quanto de texto.

Qual o melhor editor de PDF grátis? Veja dicas de usuários no Fórum do TechTudo.

PDFescape Extension se integra ao Firefox (Foto: Divulgação/PDFescape)

DocHub

O DocHub é um serviço online gratuito que permite a abertura de arquivos em PDF e não só isso. Nele você poderá também fazer anotações nos documentos e, ainda, compartilhar com seus amigos. Excelente para trabalhos em grupo.

DocHub é um editor de PDFs online (Foto: Divulgação/DocHub)

Nitro PDF Reader

O Nitro PDF Reader usa a interface Ribbon, que ficou famosa nos programa dos do pacote Microsoft Office. Com visual familiar, possui uma série de funções, tais como adicionar marcações, inserir comentários, extrair imagens, reproduzir assinaturas, obter certificados digitais e muitas outras.

Nitro PDF Reader também conta com várias ferramentas úteis (Foto: Divulgação;/Nitro PDF Reader)

PDF-Xchange Viewer

O PDF-XChange Viewer é uma poderosa ferramenta para visualização e edição de arquivos em PDF. Os principais recursos deste programa são as ferramentas de marcação de texto e comentários, que permitem várias possibilidade diferentes. Alem disso, sua interface é bem apurada e simples de usar.

PDF-Xchange Viewer (Foto: Divulgação)

PDF Rider

O PDF Rider permite cortar, importar páginas específicas de outros documentos, apagar trechos do arquivo e ainda conta com opções de criptografia de dados e maior segurança. Bem leve, e possui uma interface simples e que qualquer um consegue usar no computador doméstico ou no trabalho.

PDFRider é para quem deseja apenas o básico (Foto: Divulgação/PDFRider)

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo