O Nintendo Wii marcou época com seu controle inovador e títulos memoráveis. Lançado no final de 2006, o console fez sucesso entre os mais diversos públicos, e deu o pontapé inicial na febre dos sensores de movimento, que mais tarde chegariam aos concorrentes PlayStation e Xbox.

Confira a análise do Nintendo Wii

Entre processos de outras empresas e funções exclusivas, o console ainda gera muito interesse aos fãs. Confira a lista com as maiores curiosidades e polêmicas que movimentaram a bem-sucedida passagem do Nintendo Wii.

Confira as maiores curiosidades e polêmicas sobre o Nintendo Wii (Foto: Divulgação)

Revolution

Antes de receber seu nome oficial, o Nintendo Wii era conhecido como “Revolution”, em referência ao projeto da empresa japonesa para o novo console. O aparelho foi introduzido na E3 de 2005, e só teve o nome verdadeiro revelado no início de 2006, pouco antes do lançamento.

Tecnologia recusada por Microsoft e Sony

Grande destaque do console da Nintendo, a tecnologia de movimentos do Wii remote poderia ter feito sucesso nos aparelhos da concorrência. Antes de apresentar o sistema para a Nintendo, a empresa responsável, Gyration, chegou a se encontrar com Sony e Microsoft, que recusaram a proposta.

Um dos conceitos da Gyration (Foto: Reprodução/Wired)

Processo da Philips

Nem só de sucessos foi construída a história do Nintendo Wii. Durante a vida do console a Nintendo se envolveu em algumas polêmicas, como o processo da Philips.

Segundo a empresa holandesa, a Nintendo teria violado uma série de patentes referentes ao Wii Remote, Nunchuk, Balance Board e Motion Plus.

Philips processou a Nintendo por diversos de seus acessórios (Foto: Divulgação)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Conceito dos Miis

Muito antes de fazerem sucesso no Wii, os carismáticos Miis já eram uma das ideias de Shigeru Miyamoto para outros consoles da Nintendo. Originalmente, os bonequinhos personalizáveis surgiram como uma ideia para o NES, que nunca chegou ao console.

Mais tarde, o Nintendo 64 recebeu o Talent Studio, exclusivo para o periférico 64DD. No título é possível importar imagens e criar personagens, mais ou menos como no Wii.

Relembrando o controle do Nintendo 64

Além do Wii Remote, os jogadores também podem usar o acessório opcional Nunchuk para adicionar uma alavanca analógica e alguns botões extras ao controle do Wii. Curiosamente, o periférico é uma cópia exata da parte central do console do Nintendo 64.

Apesar do formato, o acessório conta com a alavanca analógica redesenhada, que corrige um dos grandes problemas do controle do antigo videogame da Nintendo, além de também adicionar o sensor de movimentos.

Formato do Nunchuk é inspirado no clássico controle do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Reddit)

Jogo mais vendido de todos os tempos

O grande sucesso do Nintendo Wii fez com que um de seus títulos se tornasse o jogo mais vendido de todos os tempos. Distribuído gratuitamente com cada unidade do console vendida, o Wii Sports “vendeu” mais de 45 milhões de unidades, e bateu títulos como Super Mario Bros. e Tetris.

Sucesso do Wii, Wii Sports ganhou posição de destaque (Foto: Reprodução/Reddit)

Compatib

... ilidade com o GameCube e jogos clássicos

Muito mais do que os jogos lançados exclusivamente para o Wii, os donos do aparelho também podem curtir os jogos do GameCube. Na parte superior, é possível ligar controles e memory cards do Cube, que tornam a experiência ainda mais completa.

Outra bela possibilidade é a de rodar games clássicos, baixados pelo Virtual Console. São centenas de títulos dos mais diversos consoles, incluindo Super Nintendo, Nintendo 64, NES e até mesmo aparelhos de outras empresas, como Mega Drive e Master System.

Games do Cube podem ser rodados no Wii (Foto: Reprodução/Reddit)

Quais jogos são bons motivos para comprar o Wii U? Comente no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo