Halo 5: Guardians ainda nem foi lançado, mas os donos do Xbox One que possuem a Master Chief Collection já podem sentar a bala em outros Spartans na versão beta do multiplayer. A 343 Industries abriu a fase de testes no dia 29 de dezembro e pretende mantê-la aberta até o dia 18 de janeiro deste mês. Confira as nossas impressões sobre o aguardado FPS.

Halo 5: Guardians terá edições especiais com preços entre R$ 140 e R$ 680

Halo 5: confira as nossas impressões sobre a versão beta do multiplayer (Foto: Divulgação)

É fácil de encontrar outros Spartans

Antes de qualquer impressão inicial sobre os aspectos técnicos do game, devemos ressaltar o ótimo trabalho da 343 Industries. Afinal, a empresa soltou a versão beta com uma conexão totalmente estável, diferente de sua recém-lançada compilação.

As adversidades que afetaram (e ainda afetam) o matchmaking de Halo: The Master Chief Collection – a excelente coletânea que trouxe os clássicos numéricos do mascote da Microsoft –, ao que tudo indica, fizeram com que a equipe de desenvolvimento tivesse muito mais cuidado com a conexão do novo game.

Apesar de se tratar de uma versão de testes, a comunidade de Halo certamente ficará bastante otimista com o material, já que praticamente não há problemas relacionados à criação de partidas e localização de jogadores – ainda que certas rodadas demorem um pouco mais para iniciar.

Halo 5: Guardians procura inovar na jogabilidade (Foto: Divulgação)

Modernizando a franquia

Além de um visual impressionante e digno da nova geração (mesmo rodando em 720p e 60 fps – versão final do jogo deve rodar em 900p e 60 fps), Halo 5: Guardians traz diversas mudanças significativas à jogabilidade clássica da franquia. Agora, o jogador é capaz de mirar com mais precisão (a desenvolvedora apelidou a técnica de “mira inteligente”) utilizando o gatilho “LT”, assim como em Call of Duty, Battlefield e Destiny.

O zoom pode ser utilizado por qualquer jogador e em praticamente qualquer arma, mas, assim como em Halo 2, caso você leve algum tiro, a mira precisa será desabilitada, justamente para simular o impacto das balas inimigas. O recurso é uma excelente novidade e deve ajudar os gamers novatos, porém a mira aberta continua sendo a melhor opção para a execução de abates múltiplos.

Diferentemente de todos os outros games da série, o multiplayer de Halo está muito mais frenético e intenso. Isso porque, agora o jogador pode correr desenfreadamente pelos cenários, sem a necessidade de uma habilidade específica para executar a ação.

No entanto, o escudo não regenera enquanto o personagem corre, o que significa que o jogador terá que decidir se vale a pena fugir de um rival ou se é melhor manter-se escondido em um canto para recuperar completamente o medidor. Caso você queira se livrar de tiros mortais na cabeça, lembre-se de que você pode deslizar no chão após uma corrida para surpreender o adversário.

Halo 5:Guardians está disponível até o dia 18 de janeiro (Foto: Divulgação)

Além da possibilidade de correr, você será capaz de utilizar a habilidade de dash com o botão “B” para escapar rapidamente de DMRs e Rifles de Precisão e Luz. Além disso, ao direcionar a skill na posição de um inimigo, será possível quebrar o escudo rival na mesma hora, fa

... cilitando a jogada para uma execução na porrada.

Outra ação interessante que abre novas possibilidades para as partidas é a capacidade do Spartan pairar no ar por alguns instantes (pressione o “LT” para manter-se estático por alguns segundos). Há ainda um movimento difícil de dominar, cujo objetivo é exterminar o inimigo em uma só pancada.

A jogada consiste em um ataque aéreo, que é ativado quando você pressiona o botão do analógico direito enquanto está no ar. Com o personagem planando, será preciso definir o rastro de destruição desejado. Este tipo de  estratégia certamente será bastante utilizado para exterminar oponentes munidos com armas de ataque corpo a corpo.

 Mapas, modos e armas

No momento existem apenas dois tipos de modos disponíveis: Assassino e Fuga. O primeiro nada mais é do que a clássica modalidade, que concede uma vitória à equipe que alcançar 50 pontos primeiro. Em Fuga, morreu já era – alguém aí se lembra de Counter-Strike? As partidas não possuem respawn, portanto, a equipe vencedora é aquela que sobrevive durante um maior número de rodadas.

Além do arsenal clássico, novo game também irá introduzir armas inéditas (Foto: Divulgação)

Novos mapas estão sendo disponibilizados periodicamente durante todas as semanas. Alguns mapas ainda são aguardados pelos jogadores, mas podemos adiantar que todos os que jogamos até o momento possuem a essência da franquia.

Os ambientes não são grandes. Na verdade, tratam-se de pequenas arenas de batalha com diversas camadas, esconderijos, caminhos e possibilidades. Um dos destaques fica por conta de Eden, uma base espacial futurista repleta de salas, corredores e plataformas abertas, perfeitas para atuações de Rifles de Precisão e Batalha.

O mapa Regret merece todos os elogios possíveis. Além de ser visualmente um cenário belíssimo e detalhado, composto por uma espécie de jardim sagrado na região central, ele possibilita confrontos verticais bem divertidos.

Temos a certeza de que o arsenal de armas de Halo 5: Guardians será consideravelmente expandido, mas, por enquanto, o set é constituído pelo que há de melhor do passado: DMRs, Rifles de Precisão, Luz e Batalha, pistolas, Espadas de Energia, Granadas de Plasma e, é claro, SMGs.

Halo 5:Guardians é um exclusivo do Xbox One e chega em 2015 (Foto: Divulgação)

Aliás, a submetralhadora está muito mais agressiva de perto, podendo exterminar oponentes em poucos tiros. O lançador de granadas Hydra é uma grata surpresa e, felizmente, não é uma arma “overpower” como muitos fãs pensavam.

Futuro promissor

Halo 5: Guardians tem tudo para ser o maior e melhor exclusivo do Xbox One neste promissor ano para o mundo dos games. A 343 Industries está dando um grande passo e, pelo que nós vimos até agora, um passo firme e preciso. A evolução é natural, a modernização é necessária; porém o feeling característico da querida franquia da Microsoft permanece intocado.

Qual o melhor FPS para você? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo