The Sims FreePlay é a versão grátis do simulador de pessoas para Android, iOS (iPhone), Windows Phone. O jogo conta com várias características da série e também do The Sims Social para Facebook. Nele, você pode criar um personagem, personalizar sua cidade e realizar missões para subir de nível e desbloquear novos objetos exclusivos. Confira neste tutorial como jogar The Sims grátis para celular e tablet.

The Sims completa 15 anos; confira os principais jogos da franquia

Primeiros passos

Abra o The Sims FreePlay e clique em iniciar um novo jogo. O game funciona em tempo real, ou seja, possui um modo 24 horas com sistema de dia e noite, no qual as ações dos Sims podem durar de minutos a horas. Se quiser, você pode acelerar suas atividades, mas deverá usar pontos. Lembre-se que é preciso estar conectado à internet para jogar.

Como jogar The Sims FreePlay grátis para Android, iOS e Windows Phone (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Criando um Sim

A criação de personagem funciona como no The Sims para PC. Escolha um nome para o seu Sim e use os ícones para personalizar a aparência. Na primeira tela, você pode modificar o rosto, cabelo, cor de pele e olhos, porém, sem mexer nos mínimos detalhes.

The Sims FreePlay: Crie seu Sim com roupas e acessórios personalizados (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

No Guarda-Roupa estão as roupas e acessórios inicialmente disponíveis para o seu Sim. Você pode escolher peça por peça e deixar o personagem do jeito que quiser. Alguns itens são VIPs, isso quer dizer que são comprados com dinheiro real em pacotes na loja do The Sims FreePlay. Quando terminar, aperte o ícone verde para começar o jogo.

Menus e necessidades

Na parte superior da tela você encontrará o nível do seu Sim e pontuações. O ícone laranja são os Pontos VIP, comprados na loja do game para adquirir itens exclusivos. Já o verde mostra o seu dinheiro (Simoleons) e o ícone amarelo são seus Pontos de Estilo de Vida, que podem ser usados para acelerar as atividades do seu Sim

Os Sims possuem seis necessidades básicas: fome, banheiro, energia, higiene, social e diversão. Para suprir seus desejos e deixá-los felizes, você deve ter os objetos certos para preencher cada barra de necessidade. Elas aparecem na parte inferior esquerda da tela, perto do rosto do seu Sim. O humor dele também pode afetar suas atividades diárias.

The Sims FreePlay: Fique atento às necessidades e ao humor do seu Sim (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Ao lado do ícone do Sim há também as tarefas diárias e missões do game. Ainda na parte inferior da tela, você encontrará um menu

... com o modo de construção, mapa da cidade, a loja do game e uma lista com Sims da sua vizinhança. Você pode usá-lo para alternar entre eles e controlá-los simultaneamente, seja no mesmo terreno ou não.

Experiência, pontos e missões

Para liberar novos objetos você deve subir o nível do seu Sim. Existe mais de uma maneira de ganhar experiência. Você pode comprar coisas, realizar ações ou cumprir missões que são desbloqueadas a medida que o personagem sobe de nível. Elas aparecem ao lado do ícone do seu Sim com instruções do que você deve fazer para concluí-las.

Missões podem dar experiência, Pontos de Estilo de Vida e dinheiro. Além disso, você também receberá uma recompensa diária na caixa de correio por estar conectado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

The Sims FreePlay: Faça missões para ganhar pontos de experiência (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Modo de compra e construção

O modo de compra e construção está no mesmo menu, na parte inferior da tela. À esquerda estão os ícones dos objetos para compra e ferramentas para modificar a casa. Já no lado direito fica o ícone com os objetos para colocar no jardim e seu inventário.

Para comprar qualquer objeto, basta clicar, colocar no local que deseja e apertar o ícone verde. Lembrando que você deve ter dinheiro suficiente para concluir a compra. O modo de construção é simples e fácil de mexer. Basta clicar ou arrastar cômodos, pisos e papéis de parede para personalizar sua casa.

The Sims FreePlay: Arraste ou clique nos cômodos para construir ou modificar (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A vizinhança também não fica de fora. No ícone do mapa você ver a cidade e construir novos prédios para expandir e abrir novas oportunidades para seus Sims. Por exemplo, aos construir o corpo de bombeiros seus personagens podem arrumar um novo emprego. É possível colocar outros prédios como lojas, novas casas e locais de lazer.

Mas para colocar novos locais, você deve atingir os requisitos necessários. Clique nas áreas comunitárias para ver o nível e a missão que você deve cumprir antes de poder colocar um novo posto no local. Além disso, eles também custam dinheiro para construir.

The Sims FreePlay: Construa novos postos de trabalho para abrir novas carreiras (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Dinheiro e emprego

Seu Sim pode ganhar dinheiro e experiência arrumando um emprego na cidade. Clique no menu dos Sims, no canto direito da tela e, em seguida selecione o ícone da maleta. Você verá um menu com opções de emprego para o seu Sim. Basta aceitar a oferta para começar. Para expandir o número de profissões, construa novos prédios no mapa.

A jornada de trabalho pode durar longas horas, mas também é possível usar seus Pontos de Estilo de Vida para fazer com que a ação seja instantânea.

Qual sua opinião sobre The Sims 4? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo